ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Encerrou-se hoje o encontro dos padres da Diocese

Encontro de Formação ocorreu na Casa de Líderes, em Guarapuava.

06/07/2017

Clique no player e ouça uma entrevista com o Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, com o o padre Valdecir Badzinski Coordenador do Clero, e com o Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2 padre Mário Spaki

 

De 03 a 06 de julho, a diocese de Guarapuava promoveu mais uma edição da Formação Permanente do Clero.O encontro entre os presbíteros faz parte da agenda da instituição e teve por objetivo promover reflexões sobre a vida dos padres e sua missão junto à Igreja. O retiro foi realizado na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava.

O padre Jésus Benedito dos Santos, da arquidiocese de Pouso Alegre, Minas Gerais, foi quem assessorou o encontro e proferiu palestras com o tema “Cuidar-se para poder cuidar”. Na ocasião, foram trabalhadas as dificuldades e os anseios dos padres enquanto responsáveis pela formação espiritual de uma comunidade. “O cuidado nos humaniza em todas as dimensões. Como presbíteros, devemos estar atentos para nossa saúde física, mental e espiritual. Esta saúde reflete em nosso trabalho, na Igreja, de uma forma geral. A falta de cuidado fere a humanidade e isto é ruim para todos”, grifou padre Jésus. O assessor também ressaltou que foi gratificante trabalhar com os padres da diocese de Guarapuava, pois conforme sublinhou, é sempre tempo de aprender e os presbíteros têm muito a ensinar através dos serviços prestados e da vivência da comunidade. “Nunca podemos perder a alegria e a confiança na mensagem cristã. Um padre que trabalha alegre, que tem o apoio da comunidade, faz com que as coisas se transformem para melhor ao seu redor. Os paroquianos por sua vez, também precisam observar e ajudar o padre nesta tarefa. Em muitos momentos, o padre é procurado quando há alguma necessidade da comunidade, das famílias. Depois disso, todos se vão, voltam para suas casas, para seus familiares e o sacerdote fica na paróquia, muitas vezes, sem ter com quem conversar. A solidão, por muitas vezes, provoca efeitos destruidores e isto é péssimo para todos”, discorreu padre Jésus.

Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, também participou do encontro e falou da importância do retiro para todos os presbíteros. Segundo Dom Wagner, em muitos momentos os padres estão empenhados a desenvolver suas tarefas e pensar nas comunidades e acabam por se esquecer de si mesmos. “Todos nós precisamos de motivação na vida. O tema escolhido para este encontro foi muito importante e promoveu diversas reflexões em cada um dos presentes. Devemos nos cuidar primeiro para termos condições de cuidar dos outros, da Igreja, da comunidade. É um compromisso que todos os padres têm para consigo mesmos. Todo presbítero deve aproveitar ao máximo os momentos de convivência nas paróquias onde trabalham. E da parte da comunidade, também deve haver reciprocidade, pois do contrário, nada acontece. Eu peço às comunidades para que valorizem seus padres. Eles precisam de apoio, de cuidados para que possam fazer cada vez melhor seus trabalhos”, observou Dom Wagner.

Segundo o coordenador do clero do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também da diocese de Guarapuava, padre Valdecir Badzinski, os resultados obtidos durante o Retiro do Clero em nível diocesano foram satisfatórios e promoveram discussões e reflexões acerca do sentido que se deve dar à vida, à formação, aos cuidados pessoais. Padre Valdecir ressaltou que a formação abordou três linhas de raciocínio que deverão ser postos em prática pelos padres. No encontro, as palestras trataram sobre o tema “Cuidados”, que foram divididos em três nuances: cuidado de sim mesmo; cuidado para com o ministério sacerdotal e cuidado das ovelhas. “A partir destas três perspectivas, sobre o cuidado, passamos a perceber o quanto nossa saúde como presbíteros é importante para a comunidade. Nós precisamos estar bem para trabalhar e por isso, temos a obrigação de cuidar de nós mesmos. Em seguida, devemos cuidar do ministério sacerdotal, razão de nosso trabalho, de nossa missão. Isso tudo, reflete no cuidado para com as ovelhas, que são as pessoas da comunidade. Sabemos que se um pastor está mal, o rebanho todo também adoece e não queremos isso, de maneira alguma, enquanto Igreja, enquanto comunidade. Tivemos a oportunidade de explorar novas possibilidades de convivência e de fomentar a felicidade através de estudos e de novas formas de ver a vida e de encarar os desafios. Esta etapa da formação nos encheu de coragem e isto é vital para os trabalhos”, observou padre Valdecir.

O retiro também serviu como preparação para o Encontro Nacional do Clero que será realizado em Aparecida, São Paulo, no mês de abril de 2018.

 

Diopuava

Comentários