ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Diocese de Guarapuava participa com 40 pessoas da Assembleia do Povo de Deus

Assembleia neste ano foi realizada por Províncias Eclesiásticas.

25/09/2017

Mais de duzentas pessoas das dioceses que pertencem à Província de Curitiba participaram da 38ª edição da Assembleia do Povo de Deus realizada na paróquia Santo Antônio de Orleans nos dias 23 e 24 de setembro, na capital paranaense. Da diocese de Guarapuava, quarenta pessoas estiveram no evento e, durante dois dias, estudaram as prioridades da Igreja em nível de Estado. Além da diocese de Guarapuava, representantes das dioceses de Ponta Grossa, São José dos Pinhais, União da Vitória, Paranaguá, eparquia ucraniana de Prudentópolis e a arquidiocese de Curitiba, também participaram do encontro e discutiram os novos rumos que a Igreja do Paraná tomará de acordo com a realidade vivida e também de acordo com a proposta do Papa Francisco para uma Igreja em Saída.

O encontro é realizado em todo o Brasil pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através dos Regionais, com apoio e desenvolvimento da Ação Evangelizadora e este ano trouxe como tema: “Cada comunidade uma nova vocação”.

Simultaneamente, as Províncias de Maringá, Cascavel e Londrina que integram o Regional Sul 2 da CNBB também realizaram a Assembleia e discutiram os mesmos temas. O encontro por províncias é um pedido do Papa Francisco, com o intuito de priorizar as necessidades e anseios da Igreja local, para que, no ano seguinte, se realize uma nova Assembleia, em nível Regional.

O bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, explicou a situação e assentiu que da maneira que ficaram acertados os encontros, todas as dioceses ganham em qualidade e em participação. “Até o ano de 2016, era realizada uma Assembleia por ano e estes encontros se davam nas diversas cidades do Estado, com a presença de pessoas de todas as dioceses do Regional (Sul 2). Com o intuito de facilitar a participação de mais lideranças, ficou acertado, no ano passado, em Curitiba, que os encontros seriam descentralizados, ou seja, a cada dois anos, os encontros seriam realizados nas províncias e, no ano seguinte, todos se reuniriam em uma assembleia geral, para todo o Paraná. Com isso, tenho certeza de que mais pessoas poderão participar e entender os trabalhos da Igreja nos mais diferentes locais”; destacou Dom Wagner, quando da preparação para a Assembleia.

O evento em Curitiba começou às 08 horas da manhã de sábado, com um café da manhã, credenciamento e uma celebração presidida pelo bispo da eparquia ucraniana Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Prudentópolis, Dom Meron Mazur, da Ordem de São Basílio Magno (OSBM). Depois da celebração, integrantes da Ação Evangelizadora das dioceses participantes falaram dos trabalhos que vêm desenvolvendo desde a última Assembleia realizada em 2016, bem como dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2017.

Padre Itamar Abreu Turco, coordenador da Ação Evangelizadora da diocese de Guarapuava destacou a Missão, o Dízimo e os Círculos Bíblicos com organismos de sustentação da Igreja. Segundo padre Itamar, sem reforçar esses pilares, não há como avivar as vocações, uma prioridade e uma necessidade da Igreja na atualidade. “Em nossa diocese, damos prioridade para os Círculos Bíblicos, para a Missão e para a consagração do Dízimo. Sem estes elementos, não temos como despertar as vocações que surgem nas famílias e são alimentadas e trabalhadas na Catequese. Sem Catequese, não há como despertar nos jovens e nos adultos esta chama bonita chamada vocação. São passos lentos, mas que precisam ser dados com segurança, com firmeza”, salientou padre Itamar.

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, trabalhou o Documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que fala da Iniciação à vida cristã. Dom Peruzzo, usando de linguagem dinâmica e divertida, fez com que os participantes da Assembleia se inserissem no contexto histórico e entendessem, de forma clara o verdadeiro sentido de ser cristão e de viver esta experiência. “Iniciação à vida cristã não é algo novo, mas precisa ser aventado, alimentado para que fecunde, germine e dê frutos. Viver a experiência, se permitir conhecer além do que se vê é o primeiro passo para se inserir na vida cristã e, de fato, conhecer Jesus Cristo. A partir da vivência, da experiência, superamos distâncias, barreiras e os caminhos se abrem. A fadiga, em se tratando de linguagem bíblica, não significa cansaço, apenas. Uma pessoa fatigada é aquela que está disposta a evangelizar, a falar de Deus em todos os âmbitos, sem se importar com as condições do ouvinte ou a que meio ele pertence. É preciso que vivamos esta experiência do inusitado, do diferente”, sublinhou Dom Peruzzo.

A palestra do arcebispo possibilitou questionamentos e entendimento da realidade vivida nas comunidades por parte dos participantes, segundo destacaram ao longo dos trabalhos. “Temos que estudar a Bíblia e possibilitar que a Palavra faça parte de nossa vida na atualidade. É necessário que vejamos quem grita, pede e, muitas vezes implora para ser acolhido, para ser aceito em nosso meio. Devemos estar prontos para ir ao encontro da ovelha desgarrada, daquele que precisa de nós, mas que por um motivo ou outro, não sabe como pedir ajuda ou não se sente bem em fazê-lo. Quem está no fundo do poço, já perdeu todas as forças e, sozinho, jamais conseguirá chegar até a parte superior. Cristo, muitas vezes foi até mal compreendido, pela forma incisiva e decidida com que chamou a atenção das pessoas principalmente dos Apóstolos. Mas era necessário. Chamar a atenção é preciso em todos os tempos, em todas as realidades. A partir do choque, vem o entendimento. Sem entendimento, nada se concretiza”, observou Dom Peruzzo.

Em entrevista ao jornalista e diretor da Central Cultura de Comunicação, Jorge Teles dos Passos para o programa semanal “A Voz do Pastor” Dom Wagner disse que a Assembleia do Povo de Deus foi um momento “especialíssimo” para se compreender e se trabalhar as necessidades e as urgências da Igreja. A oração, conforme Dom Wagner, é o caminho correto para a construção de uma Igreja renovada, cheia de amor e responsabilidades. “Percebemos que cada diocese trouxe sua contribuição daquilo que viveu durante todo o ano em se tratando de Igreja. Ouvimos e vimos aqui, que cada diocese trabalhou um ponto necessário àquilo que se fazia urgente. É interessante ressaltar que as outras províncias também estão trabalhando os mesmos assuntos que possibilitarão troca de ideias e entendimentos que serão levados às Assembleias Diocesanas e também à Assembleia dos bispos do Paraná”, discorreu Dom Wagner.

Em setembro a Igreja celebra o Mês da Bíblia. Durante o programa, Dom Wagner lembrou que a Palavra precisa ser estudada com aprofundamento e amor para que renda bons frutos junto à comunidade. “A Bíblia se faz cada vez mais necessária em nosso meio. Vivemos um momento abençoado de primavera, ocasião em que celebramos também o Mês da Bíblia. Temos a alegria de partilhar esses ensinamentos em Assembleia e cada um que aqui está, pôde viver esta experiência de encontro com Deus através da Palavra e também dos gestos concretos que vêm de longos tempos, mas que a cada dia se renovam no meio de nós. Devemos valorizar a Bíblia sempre em nossas orações e reflexões”, ressaltou Dom Wagner.

No domingo, dia 24, integrantes de cada diocese formaram grupos de estudos e discutiram suas prioridades. Depois, os representantes explanaram para os demais as propostas que serão executadas ao longo do ano.

A diocese de Guarapuava preparou uma síntese dos assuntos discutidos e as ações que serão desenvolvidas a partir de então, com destaque para a atuação na vida cristã além da Catequese.

Leia a síntese:

COMO ATUAR A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ – ALÉM DA CATEQUESE

- Capacitação quanto ao próprio documento da Iniciação à Vida Cristã para formar discípulos missionários, em espírito de sinodalidade e comunhão com os movimentos, pastorais, serviços, presbíteros e todos os envolvidos no processo de iniciação à vida cristã de modo especial a Pastoral do Batismo;

- Oportunizar por ocasião do Ano Nacional do Laicato para que as ações sejam efetivadas, estimulando a corresponsabilidade eclesial e laical com o processo de iniciação à vida cristã que deve abarcar todos os envolvidos, especialmente os leigos visando aprofundar sua identidade, vocação, espiritualidade e missão testemunhando Jesus Cristo e seu reino na sociedade;

- Adoção da preparação personalizada para o Batismo com a Pastoral do Batismo;

- Adoção da preparação personalizada para o Casamento com a Pastoral Familiar;

- Adotar como possibilidade o Itinerário Catequético para o processo de personalização do Batismo e Casamento.

- Estimular, apoiar, divulgar para que cada cristão batizado assuma o compromisso pessoal colocando-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja.

- Adoção da oração da dezena do terço como oração inicial de cada encontro na intenção pelas vocações religiosas, sacerdotais, leigas e missionárias;

- Realização do 1º Congresso para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão que acontecerá no dia 15 de novembro de 2017 para estímulo e repasse aos ministros a guarda da ação evangelizadora;

- Utilização da PASCOM Diocesana e Paroquial e TV Humaitá como divulgadoras das ações realizadas;

- Revitalização da Pastoral Vocacional;

- A Pastoral Catequética – catequistas como protagonistas da ação evangelizadora;

- Pastoral Juvenil como comunicadores privilegiados para a comunicação das ações.

 

Diopuava

Comentários