ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Primeira empresa incubada na UTFPR de Guarapuava apresenta soluções na área da construção civil

Resoluto é a primeira empresa da recém inaugurada Incubadora de Inovação e Tecnologia da UTFPR.

14/11/2017

Soluções na área de testes da qualidade do concreto. Esse é o foco da Resoluto, primeira empresa da Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR, recém inaugurada. A empresa vai oferecer dois serviços. Um teste para aferir a qualidade do concreto aplicado em obras e um equipamento, que está sendo aprimorado, para tornar mais barato a medição da temperatura do produto. A iniciativa é dos estudantes Marcio da Costa Vitor Filho e João Victor Correia Girardi, egressos do curso de engenharia da universidade Tecnológica Federal do Paraná.
No caso do primeiro produto, que confere a qualidade do concreto aplicado na obra, teste chamado de ensaio de rompimento de corpo de prova de concreto, trata-se de um serviço que já existe. A inovação dos estudantes é oferecer o teste como contra prova, para o dono da obra. João Vitor explica que atualmente, em Guarapuava, são as empresas que fornecem o concreto que fazem o teste. 
Outro serviço que será oferecido pela Resoluto é o aprimoramento de uma equipamento de medição da temperatura do concreto. Atualmente esse serviço custa caro e não permite o reaproveitamento do equipamento, que fica dentro da peça de concreto. Um novo medidor, ainda em fase de protótipo, está sendo elaborado pelos estudantes. Ele tornará o serviço mais barato.
A resoluto terá dois anos, que podem ser renovados por mais um, para estruturar a empresa. Nesse período, eles terão todo apoio da Universidade. 
A incubadora se soma a outras iniciativas de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da UTFPR. Qualquer pessoa podem incubar uma empresa na Universidade, o único requisito é que pelo menos uma pessoa do grupo de empreendedores tenha vínculo com a instituição. Anualmente são abertos editais de seleção de projetos.

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar