ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Dom Célio de Oliveira Goulart faleceu aos 73 anos. Enterro será em Itaúna, no domingo

A diocese de São João Del Rei (MG) comunicou na manhã desta sexta-feira, 19, o falecimento de seu bispo, dom Célio de Oliveira Goulart, aos 73 anos.

19/01/2018

Dom Célio lutava contra um câncer no pâncreas desde o final de 2016 e estava internado na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei desde o dia 26 de dezembro de 2017.

O velório acontece na catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar. Amanhã, sábado, será celebrada missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira. Logo após, o corpo de dom Célio será levado para a cidade de Itaúna (MG), onde será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana e sepultado, no domingo, no jazigo junto dos pais, conforme desejo dos familiares.

No dia 3 de janeiro, a diocese havia divulgado uma nota sobre o estado de saúde do bispo, na qual esclarecia que a situação de saúde era “delicada” e “aos olhos da medicina irreversível”. O texto, assinado pelo vigário geral da diocese, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, ainda ressaltava que o bispo, “como homem de fé, suporta tudo com paciência e resignação, dando-nos grande exemplo”.

Religioso franciscano da Ordem dos Frades Menores, dom Célio foi nomeado bispo de Leopoldina (MG), em 24 de junho de 1998, sendo ordenado em 28 de agosto daquele ano, em Pirapora (MG). Ali permaneceu até 2003, quando foi nomeado bispo de Cachoeiro do Itapemirim (ES), onde permaneceu até 2010. Neste período, foi presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (2003-2007) e membro do Conselho Permanente da entidade. Dom Célio era bispo de São João Del Rei desde 26 de maio de 2010.

 

 

CNBB

 

Comentários