16/04/2018
Um projeto que começa a ser discutido na sessão de hoje (16) na Câmara de Vereadores pretende obrigar a prefeitura de Guarapuava a instalar câmeras de vigilância nos 19 centros municipais de educação infantil e 43 escolas municipais. O projeto restringe o uso das imagens para fins de preservação do patrimônio público e garantia da segurança da comunidade escolar.
As imagens deverão ser captadas e arquivadas por no mínimo 30 dias. Outra determinação do projeto é que ao menos duas câmeras sejam instaladas em cada estabelecimento, mas estipula que as normas técnicas de vigilância e especificidades de casa estabelecimento sejam consideradas ao instalar os equipamentos.
O projeto também estipula que a instalação seja gradativa, de acordo com um organograma elaborado pelo município, e que as escolas e Cmeis de bairros periféricos sejam priorizadas.
Para virar lei a proposta precisa ser aprovada em 3 sessões, por maioria simples, e ser sancionada pelo prefeito.
Autores
Os autores do projeto são os vereadores : Aldonei Luis Bonfim (PDT), Danilo Dominico (PSD), Germano Toledo Alves (PR) e João Carlos Gonçalves (PROS).
Primeiros socorros
Outro projeto que começa a ser apreciado hoje (16) quer obrigar estabelecimentos de ensino e recreação infantil a realizarem a capacitação de docentes e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros. O projeto é de autoria do vereador Rodrigo Sereno Crema (PSB).