ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Igreja pode ter santo surfista

O jovem médico, surfista e seminarista morreu em maio de 2009, aos 34 anos, enquanto surfava na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

20/06/2018

A Igreja Católica pode ganhar um santo surfista, pois um processo de beatificação do seminarista Guido Schäffer tramita no Vaticano. A arquidiocese do Rio de Janeiro abriu o processo de beatificação em 17 de janeiro de 2015 e terminou no dia 8 de outubro de 2017. O jovem médico, surfista e seminarista morreu em maio de 2009, aos 34 anos, enquanto surfava na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).

Mais sobre Guido

Como todo jovem, Guido gostava de praticar esportes. Jogava futebol, fazia trilhas na mata e via no surfe um instrumento de conexão com a natureza e com Deus. Guido Schäffer pode, de fato, ser o primeiro santo surfista.  Ele estava se preparando para seguir a vida religiosa e, assim, fazer o que mais gostava: dedicar-se ao próximo. Embora morasse em Copacabana e tivesse feito a Primeira Comunhão e o Crisma naquele bairro, o amadurecimento espiritual do jovem se deu em Ipanema. Lá, iniciou o grupo de oração Fogo do Espírito Santo. Era em Ipanema que Guido arrebanhava voluntários para ajudar moradores de rua, mendigos e doentes. Atuou como clínico geral na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, dedicando-se à Pastoral da Saúde e ao atendimento aos mais humildes.

Também auxiliava o trabalho das irmãs Missionárias da Caridade junto à população de rua. Outra característica marcante do seminarista era a serenidade. Onde quer que fosse, ele unia as pessoas e era incapaz de falar mal de alguém, ou mesmo alimentar discussões. A partir da atuação nas obras de caridade surgiram relatos de curas inexplicáveis, de conversões e de moradores de rua que decidiram lutar contra os vícios. Esses casos passaram a ser frequentes após a morte do jovem.

Detalhes da abertura do processo

Segundo a arquidiocese do Rio, quatro grandes momentos marcaram a cerimônia de abertura do processo de beatificação do jovem: a exumação do corpo, o ato jurídico de abertura do processo, o reconhecimento canônico dos restos mortais e a cerimônia de acolhida desses restos mortais ou relíquias na Paróquia Nossa Senhora da Paz.

O corpo de Guido estava enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, e foi exumado no dia 12 de janeiro de 2015, dando início aos procedimentos para a instauração do processo. No dia 17, aconteceu a instauração do Tribunal Eclesiástico para pesquisa da vida e das virtudes do jovem, através de ato jurídico canônico na Basílica Imaculada Conceição, também em Botafogo. Os restos mortais de Guido foram reconhecidos no dia 20 de janeiro, na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, durante celebração festiva em honra ao santo padroeiro do Rio, sob a presidência do arcebispo local, cardeal Dom Orani João Tempesta.

Logo após, a urna com os restos mortais foi levada em um carro do Corpo de Bombeiros, em carreata, até a Paróquia Nossa Senhora da Paz. Amigos que surfavam com Guido foram em cima do caminhão dos Bombeiros e lá homenagearam o jovem, carregando pranchas de surfe, uma delas com a inscrição Jesus is our wave (Jesus é a nossa onda).

As freiras que trabalharam com Guido na assistência a moradores de rua, amigos, médicos e o povo de Deus acompanharam a carreata.

Terço

Por iniciativa das Irmãs Caritas que trabalharam com o Servo de Deus na casa da Lapa é confeccionado um "terço" para aqueles que buscam a graça de uma cura.

Indica-se rezar o terço assim:

  • Na primeira medalha (medalha da foto de Guido, ou crucifixo), reza-se oração composta por ele: "Ave Maria, Mãe do Puro Amor, dai-nos a graça da obediência e da docilidade à Palavra de Deus, para que repletos de sabedoria, possamos irradiar a luz de Cristo em nossos corações. Amém."
  • Depois pede-se a graça que se pretende por intercessão do Servo de Deus e reza-se 34 Ave-Marias seguidas, em agradecimento pelos 34 anos de vida do Servo de Deus.
  • Nas três contas finais, 3x Glória ao Pai.
  • Encerrar com uma Salve Rainha .

 

O terço é confeccionado para propagar a devoção entre os jovens, para padres e seminaristas renovarem-se com o exemplo da história e vida de Guido, para surfistas alimentarem o desejo de avançarem em águas mais profundas do mar da fé. O Terço é realizado toda sexta-feira na igreja Nossa Senhora da Paz em Ipanema, às 16h.

Jovens, amigos, familiares, devotos de Guido, reúnem-se para rezar e propagar a devoção que se estende pelo Brasil e pelo mundo.

O terço pode ser adquirido pelo site e redes sociais: Site Oficial

Clique aqui e assista uma matéria da Rede Globo sobre Guido Schaffer 

Fonte: A12

Comentários