ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Você sabe o que é golbol?

Equipe guarapuavana de golbol está treinando há três anos. Uma atleta da cidade deve disputar brasileiro por time de Curitiba.

05/07/2018

Ouça a matéria clicando no player.

A modalidade esportiva golbol surgiu em Guarapuava há três anos. Desde então o nível técnico melhorou, com ajuda de atletas mais experientes, de outras cidades, e o treinamento intenso. O esporte paralímpico é praticado por deficientes visuais, sejam por pessoas completamente cegas ou com baixa visão. Em Guarapuava a equipe da modalidade foi promovida pela Apadev (Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais).

“Fizemos algumas competições fora, participamos duas vezes dos jogos da integração, com time masculino e feminino, mas ainda sem experiência”, relata Leila Maria, que acompanha a equipe desde o início.

Segundo ela, a equipe vive agora uma nova fase. Além da possibilidade de adquirir equipamentos (vendas e bola) oficiais o time agora conta com um profissional de educação física, que vai melhorar o rendimento dos treinos. Soma-se a essas novidades as trocas de experiência dos atletas com jogadores de outras cidades. Tudo isso tem gerado uma melhora no nível técnico do time.

Exemplo da evolução dos atletas de Guarapuava é a jogadora Ana Paula de Campos. Ela deve compor o time de Curitiba que irá disputar o brasileiro feminino da modalidade. “Acredito que vai ser uma experiência muito boa, aqui estamos começando, tudo que eu aprender com elas poderei compartilhar aqui”, disse Ana Paula, que joga a seis meses.

A preparação dos 13 atletas guarapuavanos é semanal. Todas as terças-feiras, no ginásio do Espaço do Cidadão do Bairro Santana o time realiza treinamentos.

Como se joga?

O golbol é disputado por três atletas em cada equipe. Em uma quadra de proporções 18x9m, quase as mesmas medidas usadas no voleibol, existem dois gols, um em cada lado. Os atletas se posicionam deitados, em frente aos gols. Eles defendem e atacam. Durante a disputa é preciso manter silêncio absoluto, já que os atletas se orientam para realizar as jogadas por meio do som de um guizo colocado dentro da bola. Vence que marcar mais gols.

Todos os atletas usam uma venda durante a partida. Ela é verificada pela arvitragem e tem a função de deixar todos os atletas - que tem diferentes níveis de deficiencia visual - no mesmo nível. A duração da partida é de 20 minutos, divididos em dois tempos, com intervalo de três minutos.

 

 

 

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar