ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Produção industrial do Paraná tem a 2ª maior queda entre 15 regiões pesquisadas pelo IBGE

A redução da indústria paranaense foi maior do que a nacional, que registrou queda de 10,9%, na comparação entre abril e maio.

11/07/2018

O mês de maio, a produção industrial do Paraná teve a segunda maior queda entre os 15 regiões do Brasil pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, entre abril e maio, a queda na indústria do estado foi de 18,4%, ficando atrás apenas do Mato Grosso, que apresentou recuo de 24,1%. O IBGE afirma que os dados negativos são reflexos da greve dos caminhoneiros, que ocorreu no mês de maio.

Ainda conforme o IBGE, a produção industrial do Paraná acompanhou a queda registrada em 14, das 15 regiões pesquisadas. De acordo com Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a indústria do estado teve prejuízo de aproximadamente R$ 3 bilhões com a greve. Ainda conforme balanço da federação, 80% das empresas paranaenses deixaram de produzir durante as paralisações.

Na comparação com o mês de maio de 2017, o Paraná também apresentou queda na produção da indústria. Segundo o IBGE, o estado teve diminuição de 12,0% no setor industrial, a quarta maior redução entre as 15 regiões pesquisadas no país.

O IBGE afirma que a redução se deve, além da greve, ao efeito-calendário, considerando que o mês de maio de 2018 (com 21 dias úteis) teve um dia útil a menos do que maio de 2017 (com 22 dias úteis).

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar