ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Igreja do Paraná promove formação sobre liturgia das celebrações dominicais da Palavra

Encontrou foi realizado em Guarapuava e reuniu participantes de dioceses de todo o Paraná.

17/07/2018

Clique no player para ouvir a reportagem de Cléber Moletta.

Uma prática comum da Igreja: a celebração dominical da Palavra. Esse foi o tema de um encontro de formação litúrgica realizado no último fim de semana, no centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava. Estiveram presentes 54 representantes de dioceses de todo o Paraná.  

“O povo tem o direito de se reunir aos domingos para celebrar o dia do senhor e 70% das comunidades não tem a presença do padre para presidir a eucaristia, diante disso muitas comunidades se reúnem aos domingos para celebrar a palavra de Deus”, explica padre Sergio Augusto Rodrigues, coordenador da Pastoral Litúrgica do Regional Sul II, da CNBB.

Essa celebração, no entanto, não pode ser feita sem o preparo da comunidade. A Igreja tem orientações para nortear os cultos. “É preciso ter formação, não é um trabalho que pode ser feito de qualquer jeito ou de acordo com o que você acha que é o ideal”, explica Sérgio.

“Essa celebração realizada no domingo, nos lugares onde não tem a missa, mas que segundo as orientações e tradição da Igreja é uma celebração que realiza para comunidade a experiência da memória Pascal que se faz aos domingos, de celebrar o Cristo crucificado e ressuscitado, de reunir a comunidade”, explica Irmã Penha Carpanedo, que assessorou o encontro regional, em Guarapuava.

Nesse sentido a formação litúrgica é essencial, para garantir que as comunidades se mantenham motivadas. Irmã Penha considera que é a celebração a Palavra supre a necessidade espiritual das comunidades.
“De fato a Eucaristia é a celebração do domingo e seria importante que todas as comunidade pudessem ter, mas quando não há, a Palavra supre”, explica.

Em muitas localidades, no entanto, percebe-se um esvaziamento de celebrações que não tem a presença de um padre. A preparação é essencial para atrair a comunidade, mesmo quando não há celebração da Eucaristia. Uma reunião atrativa e bem feita, do ponto de vista litúrgico, é essencial para atrair e manter a comunidade freqüentando os encontros.

Outro aspecto é valorizar a celebração da Palavra tanto quanto a celebração eucarística. “A gente tem dificuldade de perceber que a Palavra é sinal, manifestação do Cristo”, conclui Irmã Penha.

Avaliação

Ela considerou o encontro que reuniu representantes de dioceses de todo o Paraná produtivo, sobretudo pelo comprometimento e experiência dos participantes, que mostraram conhecimento e preparo sobre o assunto.

Durante o encontro se discutiu a viabilidade de realizar uma escola de formação litúrgica no Paraná, proposta que segue sendo debatida pelo grupo.

Comentários