ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

31ª Romaria da Terra do Paraná será amanhã (19), em Barboza Ferraz

O tema em 2018 é “O FRUTO DA JUSTIÇA SERÁ A PAZ” (IS 32,17).Reportagem da Rádio Cultura vai acompanhar p evento.

18/08/2018

A 31ª Romaria da Terra do Paraná será realizada dia 19 de agosto de 2018, em Barbosa Ferraz, Diocese de Campo Mourão.Esse ano sob o contexto das ameaças sistemáticas da violência dos despejos dos acampamentos é que celebraremos o Deus que acampou entre nós e anuncia a todos e todas a Paz na terra aos homens e mulheres por ele amados.Romeiros refletirão sobre o lema “Com direito e justiça, a paz supera a violência no campo”.

As romarias tem um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Sempre houve lugares que despertaram fascínio sobre as pessoas e para os quais as pessoas foram e vão à busca de algo para suas vidas.

As Romarias da Terra aconteceram na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, as Romarias da Terra introduziram a “Palavra”, a reflexão. As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outros religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.

As romarias tradicionais estão centradas na individualidade, na promessa, no transcendente e as Romarias da Terra tem como foco o coletivo e a realidade do povo. “A romaria contribui para transformar a mística e a espiritualidade em gesto e compromisso concretos”. (Cícero Moreira da Silva, professor da Universidade do estado do Rio Grande do Norte)

Comentários