ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

39APD: Casal é enviado para Missão na África durante Assembleia do Regional Sul 2

Pércio e Marcia estiveram na Missão por um período de três meses (de abril a julho deste ano) e agora retornam para permanecerem por um período mais longo.

22/09/2018

Na noite dessa sexta-feira, 21, primeiro dia da 39ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB, aconteceu a missa com o envio do casal Pércio Pereira Vitória e Marcia do Rocio Pereira Vitória para a Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Mário Spaki, Bispo Diocesano de Paranavaí-PR e de nomeação mais recente no Regional, e concelebrada pelos demais Bispos do Regional, padres e diáconos presentes na assembleia. Participaram todas as lideranças das pastorais, movimentos e organismos do Paraná, familiares e amigos do casal.

Pércio e Marcia estiveram na Missão por um período de três meses (de abril a julho deste ano) e agora retornam para  permanecerem por um período mais longo. Após a homilia, Dom Mário os convidou para contarem um pouco da experiencia que fizeram no período que estiveram lá. Márcia partilhou que foi possível sentir o Evangelho na sua plenitude: “foi a experiência das Bem-aventuranças e do amor pelos pobres. Esse pobre em que percebemos uma pobreza econômica, mas uma riqueza de partilha, de um sorriso e de algo que me diz: como somos pequenos”.

No momento do envio, após a comunhão, Dom Mário convidou o casal missionário e também o seu filho Robert, com a esposa e os dois netos, para virem à frente, próximo a todos os bispos. O bispo recordou que tivemos grandes missionários no Brasil, que vieram pra cá apenas com uma cruz no peito e a força da fé, mas que não temos nada a invejar desses grandes missionários, pois temos grandes missionários aqui hoje também. Após a oração de envio, Dom Mário abençoou a cruz e a colocou nos missionários e o coordenador do COMIRE (Conselho Missionário Regional), Odaril José da Rosa, entregou a eles um Novo Testamento, escrito na língua crioula, que é falada por aproximadamente 40% da população guineense. PAra concluir, Dom Mário disse: “esse casal é expressão da nossa Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau”, e convidou todos os presentes a darem um abraço neles.

Pércio e Márcia são casados há 32 anos, tem três filhos e dois netos. Eles pertencem a Arquidiocese de Curitiba e já desenvolveram várias atividades no âmbito missionário. Nos últimos anos foram coordenadores regionais da Infância e Adolescência Missionária. A viagem para a Guiné-Bissau está marcada para o dia 20 de outubro e eles estão dispostos a permanecerem em missão por um período de quatro anos. A Igreja do Paraná se alegra e acompanha com a oração a vocação missionária desses leigos que colocam suas vidas a serviço de Deus.

 

CNBB S2

Comentários