ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Padres Passionistas encerram atividades na diocese de Guarapuava

Por 43 anos os religiosos marcaram presença na cidade, sendo que deste período, 40 anos de atividades foram dedicados à paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores. Eles ficam na diocese até fevereiro de 2019.

19/11/2018

Na foto: Padre Leudes Aparecido de Paula - provincial dos Passionistas

Depois de 43 anos de atuação na diocese de Guarapuava, sendo que destes, 40 anos de atividades na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, a Congregação da Paixão de Jesus Cristo (CP) – Passionistas encerram suas atividades em Guarapuava.

O anúncio foi feito na noite de sexta-feira, dia 16 de novembro, em uma reunião entre o provincial dos Passionistas, padre Leudes Aparecido de Paula, o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner de Silva, além de lideranças da paróquia. A reunião para anunciar a saída dos padres Passionistas foi realizada no salão social da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, no Bairro Santa Cruz.

Em entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC), padre Leudes disse que o motivo da saída dos padres Passionistas da diocese faz parte de uma reestruturação da congregação. Conforme explicou, devido à demanda por trabalhos missionários em outras regiões e em outros países aliados à baixa procura pelas vocações sacerdotais, houve a necessidade de se pensar de maneira diferente e reformular as tarefas a serem desenvolvidas a partir de agora.

“Nós não estamos encerrando nossa presença aqui em Guarapuava, tampouco, estarmos retirando nosso carisma desta cidade. Nós estamos indo, como religiosos que somos, para outros areópagos, para outras terras onde haja a necessidade de nosso trabalho. Porém, o nosso carisma permanece para sempre. Aqui, foi lançada a semente que germinou, cresceu e, todos os leigos e todas as leigas que beberam e bebem desse carisma, nos dão a certeza de que ele será continuado”, enfatizou padre Leudes.

Conforme ressaltou o provincial, para se realizar um trabalho a contento na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, devido à sua extensão, com nove comunidades, além dos diversos projetos que desenvolve, haveria a necessidade de pelo menos mais um sacerdote. E hoje a congregação não conta com mais este padre, segundo detalhou. “Vivemos um período de baixa procura pelas vocações. Não temos padres em número suficiente para atender à grande demanda por nosso trabalho. Por isso, através de reuniões, de encontros, chegou-se à conclusão de que haveria a necessidade de encerrar as atividades nesta paróquia. Mas eu asseguro que o que foi implantado, fica e continua a se desenvolver, como os projetos sociais, por exemplo. A decisão de irmos, não é uma decisão de deixarmos. Ir para frente, é próprio da vida religiosa, de modo especial da vida religiosa Passionista. Estamos sempre em missão. Todo missionário está sempre chegando e sempre partindo. Por isso, eu peço para que a comunidade acolha essa decisão com muito amor, porque, assim nos ensina São Paulo na carta aos Coríntios: «Quem ama, compreende, quem ama, tem paciência, quem ama, a tudo suporta». Que nesse momento, nós possamos não nos despedir, mas nos unirmos no amor, porque, como eu disse, a congregação precisa seguir em frente”, frisou o provincial.

Nos projetos de reestruturação dos Passionistas, há como princípio, o fortalecimento da vida comunitária. Para isso, de acordo com padre Leudes, há a necessidade de os padres e irmãos estarem em maior número em suas comunidades de atuação. “Aqui em Guarapuava, atualmente, contamos com os trabalhos dos padres José Francisco do Nascimento e João Alceu Perin. Pelo nosso estatuto, com disse anteriormente, nenhuma comunidade sob nossa responsabilidade poderia trabalhar com apenas dois sacerdotes. Três é o número mínimo exigido. Em número maior, vamos fortalecer nossa vida comunitária, para poder atender às pessoas da melhor maneira possível. Por isso, atualmente, nos unificamos com os religiosos da Argentina e do Uruguai, onde temos a presença que precisa ser fortalecida. Também temos uma frente missionária em Moçambique, na África, onde também há a necessidade de mais religiosos”, explicou padre Leudes.

A saída dos padres Passionistas da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, na diocese de Guarapuava, está prevista para fevereiro de 2019. Até lá, serão seguidos os trâmites normais da transição, conforme sublinhou padre Leudes. “Vamos seguir todos os procedimentos como requer os regulamentos, tanto da congregação, como da diocese”, finalizou o sacerdote.

Diopuava

Comentários