ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Albergue Noturno Frederico Ozanam promove evento beneficente

Conforme o vice-presidente da instituição, desde o início de 2017, o Albergue Noturno de Guarapuava não conta mais com o convênio com a prefeitura da cidade.

21/11/2018

No próximo dia 09 de dezembro, aniversário de Guarapuava, o Albergue Noturno Frederico Ozanam, realiza uma festa para arrecadar fundos.

O evento será no salão social da Catedral Nossa Senhora de Belém. Haverá uma missa às 10h30 e, em seguida, os presentes poderão participar de um churrasco. Os ingressos que dão direito ao almoço estão à venda com os coordenadores, ao preço de R$ 35,00. À tarde, a partir das 16h, haverá sorteio de trinta prêmios. As cartelas custam R$ 10,00 e também podem ser adquiridas com a coordenação.

Daniel Dalzoto vice-presidente do Albergue Noturno Frederico Ozanam, concedeu entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC) e falou das dificuldades porque passa a instituição. Ele também sublinhou que os eventos festivos são essenciais para a manutenção da casa que é coordenada por integrantes da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), os Vicentinos. “Em nosso estatuto, temos que realizar três festas regulamentadas por ano. Estas festas são para confraternização e também para arrecadar fundos. Mas, em outras diretorias, nunca foi feita uma festa só para o Albergue. No ano passado, foi realizado um churrasco para arrecadar dinheiro para cumprir com os compromissos em atraso. Conseguimos pagar algumas contas naquela época, mas agora, a situação está calamitosa. Passamos por um momento de extrema dificuldade e contamos, todos os dias, com a generosidade do povo para manter as coisas em andamento”, contou Daniel.

Conforme o vice-presidente, desde o início de 2017, o Albergue Noturno de Guarapuava não conta mais com o convênio com a prefeitura da cidade, que repassava uma quantia em dinheiro. Estes valores erem usados no pagamento das contas e esta falta de recursos, fez com que a instituição quase fechasse suas portas. “Desde o início de 2017, o Albergue não recebe nenhuma ajuda da prefeitura de Guarapuava. Temos uma despesa mensal de mais de doze mil reais. Estamos sobrevivendo apenas de doações, de bazares e rifas. Atravessando todas essas dificuldades, decidimos pedir ajuda à Mitra Diocesana. Fomos muito bem atendidos pelo bispo (Dom Antônio Wagner da Silva). Dom Wagner autorizou uma ajuda financeira e foi então, que tivemos condições de pagar as contas atrasadas”.

Outra dificuldade encontrada pela atual diretoria do Albergue Noturno foi em relação à documentação e pendências judiciais. Segundo explicou Dalzoto, para sanar estes problemas, a instituição também contou com a ajuda da diocese de Guarapuava, através da Mitra. “Herdamos muitas pendências. Problemas trabalhistas e judiciários eram algumas das situações que precisavam ser sanadas. O convênio com a prefeitura começou com um repasse de sete mil reais por mês para o Albergue e, no fim de 2017, estavam repassando apenas dois mil reais. Desta forma, decidimos romper com este convênio, uma vez que a prefeitura exigia demais e não tinha contrapartida. Mas nunca deixamos de aceitar os encaminhamentos feitos pelo município, pois nossa meta principal, sempre foi a caridade. Ajudar às pessoas faz parte do carisma Vicentino e com essa meta, jamais deixaremos de cumprir”, explicou Daniel.

Atualmente, o Albergue Noturno de Guarapuava conta com três funcionários fixos. Uma assistente social e um psicólogo também prestam serviços à instituição de forma terceirizada.

Em média, conforme os dados do Albergue, quarenta pessoas passam pelo local por semana. Lá, o albergado pode tomar banho, se alimentar e pernoitar. No período de inverno, a demanda aumenta e há ocasiões em que mais de quarenta pessoas são atendidas por dia.

Mulheres agredidas pelos maridos ou abusadas sexualmente, presos que ganham alvará de soltura à noite e não podem voltar para seus municípios de origem, pessoas despejadas ou desabrigadas, estrangeiros, além de viajantes sem condições de pagar um hotel; este é o público atendido pelo Albergue Noturno Frederico Ozanam.  

Pelo atual estatuto dos albergues, a pessoa teria um prazo de três dias para permanecer hospedada. Conforme detalhou Daniel, houve uma mudança na nomenclatura desses locais, que agora figuram como casas de passagem. Conforme a nova característica, uma pessoa pode permanecer hospedada pelo prazo de até quarenta dias. “Nunca deixamos uma pessoa necessitada ficar no Albergue por apenas três dias. Não há como fazer com que alguém que já está necessitado de ajuda, simplesmente volte para as ruas, sem apoio, sem ninguém. Como disse, nosso carisma Vicentino é de ajudar, de acolher, de respeitar a todos, pois somos irmãos. Houve casos de pessoas que ficaram alojadas lá por vários meses. Uma criança nasceu enquanto a mãe estava albergada. Essa foi uma história muito bonita”, relembrou Dalzoto.

Com a documentação em dia, a partir de 2019, novo convênio será firmado com a prefeitura de Guarapuava através da secretaria de assistência social do município e um valor de dez mil reais, será disponibilizado mensalmente para o Albergue, segundo o vice-diretor. “Conversamos com o secretário de assistência social da prefeitura, Ari Marcos Bona, ele conversou com o prefeito e fez uma proposta de destinar dez mil reais por mês para o Albergue, a partir de 2019. Ficamos muito felizes, mas antes disso, tivemos que acertar a documentação. Por fim, com a ajuda da diocese, tudo se resolveu e agora, podemos dizer que as coisas estão todas encaminhadas. Com isso, podemos respirar um pouco e usar as promoções, os bazares, para melhorias na casa. Por isso, eu convido a todos para que participem da nossa festa, pois com esta ajuda financeira, vamos sanar todas as contas que ainda estão atrasadas”, frisou Daniel.

SOBRE O ALBERGUE

Fundado no dia 04 de abril de 1984, por iniciativa da Sociedade São Vicente de Paulo, em conjunto com a diocese de Guarapuava, através do primeiro, bispo Dom Frederico Helmel, o Albergue Noturno foi um divisor de águas na cidade que, até então, não contava com este tipo de obra de caridade.

Desde sua fundação, milhares de pessoas já passaram pela instituição que, todos os dias, se mantém de portas abertas a atender a quem mais precisa.

Diariamente, cerca de 40 pessoas procuram pelo Albergue Noturno Frederico Ozanam para pernoitar e para fazerem uma refeição que, muitas vezes, é a única do dia.

Com seis quartos contendo dez camas cada um deles, por muitas vezes, a casa fica lotada. Devido às regras da instituição que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas, muitas pessoas preferem fazer apenas as refeições naquele local e ir dormir em outro lugar. Mesmo assim, a instituição disponibiliza de um local para banho e fornece um cobertor e roupas limpas para estas pessoas para que tenham o mínimo de conforto e dignidade durante as noites que, em sua maioria, são geladas em Guarapuava.

VOLUNTÁRIOS

A espinha-dorsal do Albergue Noturno Frederico Ozanam em Guarapuava são os voluntários. Através de doações por parte das pessoas da comunidade, a casa é mantida com suas necessidades básicas como alimentação e produtos de uso diário. Há também quem ofereça móveis, roupas, calçados e outros donativos que são vendidos nos bazares que são promovidos nos três primeiros sábados de cada mês na casa. O quarto sábado é destinado à celebração da missa com a participação dos moradores e da comunidade. Há também quem prefira fazer doações em dinheiro com o intuito de manter o funcionamento da instituição. A estas pessoas, são oferecidos número de conta corrente para que possam efetuar o depósito dos valores oferecidos como caridade.

Seguindo o exemplo de seu fundador, o médico Frederico Ozanam, o Albergue Noturno de Guarapuava está sempre à disposição daqueles que mais precisam.

SOBRE O FUNDADOR

Frederico Ozanam nasceu em 23 de abril de 1813, em Milão, na Itália. De família católica e assistencialista, desde muito cedo, Frederico fez da caridade seu modo de vida, doando seu trabalho, seu tempo e suas ideias em prol de quem mais necessitava. Em sua profissão, o médico nunca fez distinção de classe social, de credo, dispendendo o mesmo atendimento a quem podia pagar e a quem nada tinha a oferecer.

Desta maneira, em Maio de 1833, com apenas 20 anos, Frederico funda, juntamente com seis companheiros, as Conferências de São Vicente de Paulo. Esta obra deu origem em todo o mundo ao sistema de acolhida aos necessitados com raízes profundas no catolicismo e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Em muitos lugares esta obra é chamada de albergues.

SERVIÇO

Qualquer pessoa da comunidade pode ser um voluntário e ajudar no Albergue Noturno Frederico Ozanam. Para isso, basta entrar em contado com a instituição através do telefone: 42 3624 3121. Há também uma conta disponível para as doações em dinheiro. Os dados são: Banco do Brasil; Agência: 0299-2; Conta Corrente: 34781-7.

Quem tiver interesse em visitar a o Albergue, este fica à Rua Jaime Amaral Pachêco, 191, Bairro Conradinho, Guarapuava – PR. CEP 85055-120.

Fotos: CDC e RPC TV

 

Diopuava

Comentários