ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Em celebração hoje (28), em Entre Rios, padre Reonaldo será apresentado à comunidade

Padre Reonaldo é o novo pároco da paróquia São Miguel Arcanjo.

28/11/2018

Nesta quarta-feira, 28 de novembro, às 19h, o padre Reonaldo Pereira da Cruz, toma posse como novo pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, em Entre Rios.

Ele assume o lugar de padre Jackson Luís Tozetto, que por motivos familiares, passou a trabalhar na diocese de Paranaguá.

Padre Reonaldo, até então, desempenhava as funções de pároco da paróquia Santos Anjos, em Guarapuava. Ele é o segundo pároco daquela comunidade e sua nomeação foi em 2005.

SOBRE O SACERDOTE

Nascido em Pitanga, Paraná, em 1964, Reonaldo Pereira da Cruz foi ordenado padre em 1991, pelo Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, de Guarapuava. Antes, porém, ele teve uma trajetória de muito estudo tendo passado pelo Santuário de Aparecida, São Paulo, onde cursou Filosofia. Ele concluiu esta fase do ensino na cidade de Toledo, Paraná. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), cursou Teologia com o Studium Theologicum.

Padre Reonaldo é formado em enfermagem, profissão que exercia antes do sacerdócio. Ele também é publicitário, economista e administrador. Possui MBA em Gestão e é especialista em planejamento familiar.

SOBRE A PARÓQUIA

A paróquia São Miguel Arcanjo, de Entre Rios, foi criada no dia 05 de fevereiro de 1964, pelo bispo Diocesano de Ponta Grossa, à qual a comunidade pertencia, Dom Geraldo Micheletto Pellanda. Uma das mais distantes da diocese, a nova paróquia tinha potencial para crescer e se desenvolver enquanto comunidade. Esta era a visão de todos.

Esforços não foram medidos para que a nova paróquia tivesse subsídios suficientes a fim de se sustentar e de dar suporte a todos da comunidade que dela precisavam.

Vários sacerdotes passaram pela paróquia São Miguel Arcanjo, desempenhando as funções de vigário e pároco. Dentre os quais, são citados através de relatos históricos, os nomes de: padre Wendelin Gruber (1964 a 1972). Jesuíta emigrante de sua pátria, libertado da prisão da Iugoslávia Comunista, foi o primeiro pároco daquela comunidade. Ele contribuiu para a construção da igreja, casa paroquial, salão paroquial (São Geraldo), capela memorial Ave-Maria, além de outras obras no entorno.

Em seguida, vieram os sacerdotes: Albano Berwanger (1972 a 1977), Oscar Puhl SJ, (1977 a 1984), Julius Müller Dimmler (1984 a 1992), Josef Werth (1992 a 2001), Francisco Pontarollo Neto (2001 a 2006), Jackson Tozzeto (2006 a 2018) e agora, padre Reonaldo Pereira da Cruz que assume os trabalhos na comunidade nesta quarta, dia 28 de novembro de 2018.  

SERVIÇO

A paróquia São Miguel Arcanjo está situada à Rua Bento Munhoz da Rocha Netto, sem número, Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, município de Guarapuava.

 

 

 

 

Diopuava

Comentários