ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Hoje (15) é o dia de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná

A programação, em Paranaguá, iniciaram no último sábado (10).

15/11/2018

A 1ª Motoromaria que chamou a atenção pela novidade, aconteceu no sádado (10) de manhã. Os Missionários Redentoristas recepcionaram os motoclubes e participantes com benção em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rocio.

Já a procissão motorizada foi a maior das festas do Santuário. Na tarde de sábado muitos veículos seguiram aquele que transportava a imagem, decorados e buzinando. O cortejo atravessou o centro e encheu ruas em Paranaguá. No final, foi preciso um pouco de paciência para receber a benção dos veículos, porque a fila era imensa.

No domingo pela manhã, o bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, acompanhado pelo Capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira, pelo prefeito Marcelo Roque e pelo Padre Redentorista Oliton Ferreira, “puxou”  a procissão marítima.

Após dias de chuva, o domingo contou com uma temperatura amena e um belo céu  azul e branco. Embarcações pequenas, barcos de turismo e até equipes de remo acompanharam a lancha da Marinha do Brasil, contendo a imagem de NSra do Rocio, envolta em flores e com o manto especialmente feito para a ocasião.  Foi grande a participação popular e a repercussão nas redes sociais, com lives e fotografias.

Com muitos fiéis acompanhando o novenário nos quatro horários, o sucesso das procissões e o público que tem vindo ao Rocio, a expectativa para o dia da Padroeira é grande. Espera-se uma comemoração marcante para todos: romeiros, turistas, moradores, devotos, autoridades, comerciantes e imprensa.

A missa campal volta  ser pela manhã, 10 horas. Logo depois do almoço, 14 horas, o Padre Reginaldo Manzotti, se apresenta no palco central para cantar, rezar e mobilizar o povo em preparação para a “Procissão dos Milagres”. O evento, com previsão de atrair 70 mil pessoas, acontece no mesmo trajeto há  205 anos. No caminho é comum encontrar testemunhos de graças e até de milagres e muitos contando que voltaram para agradecer. A procissão é considerada como patrimônio cultural da cidade Mãe do Paraná.

 

205ª FESTA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

PADROEIRA DO PARANÁ – até 18 de novembro de 2018

Local: Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Bairro do Rocio – Paranaguá – Paraná

Até o dia 14 de novembro, novenas em quatro horários: 6h, 9h, 15h, 19h

Atividade sociais, diversão, gastronomia e show musicais

  –  Dia 15 – DIA DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

10h Missa Solene,

14h Show do Padre Manzotti,

 16h – Procissão Solene “dos Milagres”

 21h – Show de Moacyr Franco

Dia 16 – 18:15 h – Procissão “do Retorno” (Da Catedral de Paranaguá até o Santuário)

Dia 18 – 8:30, 11:30 e 19 horas Missa com a benção de N.Sra do Rocio

               20h – Promoção 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar