ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Papa Francisco deve anunciar hoje (09) nome do novo bispo de União da Vitória

Vacante desde fevereiro de 2018, o bispado está sob a administração do padre Mário Glaab, que assumiu a função após a morte de Dom Agenor Girardi.

09/01/2019

O nome do novo bispo da Diocese de União da Vitória, Sul do Paraná, poderá ser conhecido na manhã de hoje (09). Vacante desde fevereiro de 2018, o bispado está sob a administração do padre Mário Glaab, que assumiu a função após a morte de Dom Agenor Girardi. O novo bispo deverá ser anunciado durante audiência do Papa Francisco, no Vaticano.

O novo bispo será o quarto a ocupar o cargo na Diocese de União de Vitória, criada em 1976, sendo composta de áreas oriundas da Diocese de Ponta Grossa, da Arquidiocese de Curitiba e da Diocese de Guarapuava, compondo-se de onze municípios do sul do Paraná, com uma população de, aproximadamente, 200.000 habitantes. Os municípios de General Carneiro e Bituruna, oriundos da Diocese de Palmas, foram anexados a União da Vitória em 1984.

No dia 6 de março de 1977, no Estádio Ferroviário, assume o primeiro bispo, numa cerimônia que contou com a participação de mais de 14 bispos do Paraná e de Santa Catarina e do Núncio Apostólico Dom Cármine Rocco. Após a sagração episcopal de Dom Walter Michael Ebejer, O.P., foi oficialmente instalada a Diocese e dando a nova Cátedra simbólica da diocese ao seu pastor.

Em 2007, Dom Walter apresentou sua carta de renúncia, que foi aceita pelo Vaticano, tornando-se bispo emérito. O novo bispo, nomeado pelo então Papa Bento XVI, foi Dom João Bosco Barbosa de Sousa, que permaneceu à frente da Diocese até 2014, quando foi transferido para Osasco/SP.

O terceiro bispo de União da Vitória foi nomeado em 2015. Dom Agenor Girardi, religioso da Ordem dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, foi o escolhido, tomando posse em junho daquele ano. Após pouco mais de 2 anos de episcopado, Dom Agenor faleceu no dia 08 de fevereiro de 2018, após sucessivas internações para o tratamento de um câncer.

 

Foto: Catedral de União da Vitória

Com RBJ

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar