ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Grupo de assessores da CNBB se reúne, virtualmente, para reunião ordinária

A reunião do Grupo de Assessores antecede a reunião do Conselho Permanente que será realizada nos dias 24 e 25 de março, virtualmente.

22/03/2021

Nesta segunda-feira, 22 de março, os assessores das 12 Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram, virtualmente, para reunião ordinária. O encontro foi coordenado pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado e pelo secretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa.

Na pauta da reunião, entre outros assuntos, o grupo debateu assuntos relacionados ao orçamento dos projetos das Comissões Episcopais Pastorais e suas comunicações, os ajustes finais para a 58ª Assembleia Geral da CNBB – que vai ocorrer de 12 a 16 de abril, de forma totalmente virtual com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h e a Campanha da Fraternidade de 2022, que terá como tema: “Fraternidade e Educação’ e lema: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor” (CF – PR 31,26).

O Secretário Adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa, destaca que o encontro foi mais curto que o habitual, porém proveitoso.

“Vamos nos reinventando, neste tempo desafiador de pandemia, e continuando com muito empenho nossos trabalhos pastorais. Muitas coisas boas e expressivas, oferecidas pelas nossas Comissões Episcopais de Pastoral, têm acontecido por esse Brasil afora”, disse.

O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado fez os informes finais de algumas atividades que vão ocorrer durante a 58ª AG, como por exemplo, o retiro – momento de espiritualidade dos bispos, que ocorrerá na quinta-feira, 15 de abril, na parte da manhã e terá como pregador o arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley.

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) e o tema debatido será “Casas da Palavra – Animação Bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Além disso, o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista apresentou uma prévia do que está sendo elaborado sobre texto-base da Campanha da Fraternidade de 2022 cujo tema é “Fraternidade e Educação” e repassou o cronograma para o lançamento do edital para a letra do hino e do cartaz da CF2022.

Segundo padre Patriky, uma comissão de especialistas está trabalhando na prévia do texto base e a previsão é entregar esse conteúdo até 15 de junho para que seja enviado aos bispos do Conselho Permanente para aprovação.

A reunião do Grupo de Assessores antecede a reunião do Conselho Permanente que será realizada nos dias 24 e 25 de março, virtualmente.

CNBB

Comentários