ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

GUARAPUAVA: Paróquia Sant"Ana promove envio de doze novos ministros da Eucaristia

Depois de um período de estudos e preparação, os leigos estão aptos a servir à Igreja nas celebrações e outros trabalhos em favor da comunidade.

23/03/2021

No último domingo, dia 21 de março, às 17h, em uma celebração extraordinária, a paróquia Sant’Ana, em Guarapuava promoveu o envio de doze novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

A celebração foi presidida pelo pároco local, padre Itamar Abreu Turco que agradeceu aos novos ministros por terem aceitado o convite e, depois de participarem da formação, concordarem em trabalhar em favor da paróquia. “Os membros da comunidade foram chamados a participar dos encontros de preparação para o ministério. Acolheram o convite e, no domingo, foram enviados. Este é um momento de festa para a Igreja, pois nossos irmãos responderam mais plenamente ao chamado que Deus faz a cada um. A vocação leiga na missão da Igreja é essencial. Neste tempo de pandemia realizamos a celebração em horário especial para que não houvesse aglomeração. Estiveram presentes alguns parentes próximos dos novos ministros e coordenadores deste serviço pastoral. O Envio de novos ministros aquece a vida da comunidade e a deixa cada vez mais alegre. Esta é uma missão para dois anos de serviço e apoio aos irmãos”, detalhou padre Itamar.

A coordenadora dos ministros na paróquia, Roberta Fagundes de Oliveira Schimanski, classificou o momento como um dos mais importantes para toda a comunidade, pois o “sim” que os ministros disseram para a Igreja, conforme sublinha, tem um significado muito importante, principalmente neste momento de pandemia e de isolamento social. “Quando se vem com o coração preparado para Deus, sempre recebemos um chamado a mais Dele, e no dia 21 de março, doze novos leigos e leigas disseram seu ‘sim’ a este chamado importantíssimo de Deus. Foi um momento lindo para eles, para as famílias e para a nossa comunidade, pois o MESC (Ministério da Sagrada Comunhão) está a serviço da comunidade,  e deve ser testemunha de que o amor de Deus nos une e devemos revelar a presença de Cristo tanto na comunhão que entregamos,  como em nossos corações. Cada ministro deve amar e servir como Jesus serviu”, observou Roberta. A coordenadora fez votos de perseverança, amor e alegria para os novos ministros. “Que todos perseverem, pois a messe é grande e os operários são poucos. Que sejamos servos na alegria do Senhor, pois Ele é a nossa alegria e a nossa força. Que pela intercessão de Nossa Senhora, Sant’Ana e São Joaquim, a missão seja muito abençoada e a caminhada muito iluminada”, discorreu a coordenadora.

Adriane Zaluski Lach, que já atuava como coordenadora auxiliar da Pastoral dos Coroinhas na paróquia Sant’Ana, foi uma das que recebeu o envio como ministra no último domingo. Adriane falou da alegria que foi aceitar a nova tarefa e agora, fazer parte deste grupo de leigos que ajuda diretamente na comunidade. “Para todos nós que recebemos esse envio, foi um momento de emoção e alegria em poder responder ao chamado de Deus para trabalharmos nessa missão. Pois a messe é grande e precisa de operários. Assim como os doze Apóstolos, nós também fomos chamados pelo Cristo e enviados nesta missão muito especial ‘Levar Jesus Cristo vivo e ressuscitado para nossos irmãos e irmãs’. E que Nossa Senhora de Belém esteja conosco nessa caminhada”, Destaca Adriane.

SEVIÇO

A paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, fica na Avenida Rosa Lustosa de Siqueira – Bairro Santana.

Mais informações sobre as atividades da comunidade podem ser obtidas pelo telefone: (42) 3623-2404.

Comentários