ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

LUTO: Morre frei Domingos Boing Hellmann, vítima de hemorragia interna

O religioso que trabalhou na paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, por 40 anos, estava em Bragança Paulista, São Paulo, desde janeiro deste ano para tratamento médico. Bispo de Guarapuava emitiu nota de pesar.

29/03/2021

Morreu, na madrugada de hoje, 29 de março, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo, o frei franciscano, Domingos Boing Hellmann. O religioso que atuou na paróquia Divino Espírito Santo, em Pinhão, por quarenta anos, sofria de diabetes e problemas intestinais.

Frei Domingos estava no convento de sua congregação, em Bragança Paulista (Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil), desde o mês de janeiro deste ano, para tratamento de saúde. No sábado, 27, segundo informações da paróquia de Pinhão, ele foi levado ao hospital às pressas. Foi internado, mas recebeu alta no domingo, dia 28. No entanto, na madrugada de hoje, 29 de março, seu quadro de saúde se agravou e, novamente, frei Domingos foi levado ao hospital, mas não resistiu a uma hemorragia interna e morreu momentos depois.

SOBRE O SACERDOTE

Frei Domingos Boing Hellmann nasceu em Nova Trento, Santa Catarina, em 18 de julho de 1941. Quando o menino Domingos tinha 7 anos de idade, a família se mudou para a Colônia Jacutinga, a trinta quilômetro da cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, na época, uma pequena vila.

Em 1955, um frei foi até aquela cidade para uma campanha vocacional. Domingos e seu primo, aceitaram o convite. O futuro padre, passou a estudar em Rio Negro, no Paraná, junto com outros 57 jovens. Desta turma, apenas ele terminou os estudos e foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1969.

Depois de trabalhar em diversas regiões do Brasil, em 1981, frei Domingos chegou à cidade de Pinhão, na paróquia Divino Espírito Santo.

Junto com outros padres e com apoio da comunidade, ele deu início às obras da nova matriz.

Exceto saídas para tratamento médico e para ajudar em outras comunidades servidas pela sua congregação, frei Domingos atuou em Pinhão por quarenta anos. Seu trabalho foi sempre em favor dos pobres e marginalizados.

Em 2019, ele celebrou 50 anos de ordenação sacerdotal, em uma festa que comemorou junto com a comunidade de Pinhão.

De acordo com os paroquianos, o religioso foi responsável por inúmeras atividades de evangelização naquela comunidade.

Na ocasião, uma missa em ação de graças foi rezada na matriz. Frei Domingos presidiu a celebração e agradeceu a todos pelo apoio e orações que recebeu ao longo de meio século de trabalho dedicado à Igreja.

 “Com 40 anos de contribuição em nossa paróquia, frei Domingos ajudou muito na evangelização, inclusive foi grande incentivador na formação da fé e construção de nossa igreja matriz. Rezemos pela sua alma e que Deus conforte a família”, destaca a Pastoral da Comunicação (Pascom) em nota.

Comentários