ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Rádio Cultura é destaque no site da CNBB Nacional

Na Semana da Comunicação a CNBB destacou a importância do rádio na Evangelização. A matéria cita a RCR e o JBH, que atualmente é gerado em Guarapuava, na Cultura FM, e tem como editor o jornalista da Cultura, Cleber Moletta.

12/05/2021

Com a proximidade do 55º Dia Mundial das Comunicações, celebrado no dia 16 de maio, o portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de reportagens especiais sobre as instituições que têm papel fundamental na comunicação da Igreja no Brasil.

A Rede Católica de Rádios (RCR) é uma delas, por fortalecer a comunhão entre emissoras que trabalham de forma colaborativa utilizando da força criativa do rádio. A Rede também garante o apoio às pessoas em sua fé mantendo viva a mensagem do Evangelho com a sua inspiração motivadora de fraternidade, justiça e de paz.

Em entrevista ao portal da CNBB, o segundo vice-presidente da RCR, Jorge Teles, afirma ser muito importante o papel das emissoras católicas e da RCR, especialmente nesse tempo pandêmico, no sentido de levar uma notícia correta para os ouvintes de todo o Brasil. “Com a pandemia a audiência do rádio cresceu muito e com isso as emissoras ganharam mais ouvintes. Nós conquistamos públicos que até então pareciam estar desligados do rádio ou pelo menos não interagiam conosco, como é caso dos jovens e das crianças”, comentou.

 “A Igreja possui concessões de rádio em todas as regiões do país. São emissoras que contam com grande audiência e gozam de muita credibilidade”, completa Jorge.

Jorge afirma, ainda, que a união, a comunhão, o trabalho conjunto das emissoras resultam numa capilaridade ainda maior, numa possibilidade de levar a visão ou o posicionamento da Igreja sobre temas sensíveis da sociedade de uma forma mais contundente e para um número ainda maior de pessoas. “Talvez uma ou outra emissora não tenha essa possibilidade, mas quando há uma união, um trabalho em conjunto, quando soma-se essas forças, o resultado vai ser ainda melhor”, disse.

Força e União – Um exemplo claro do trabalho de comunhão da RCR, citado por Jorge, é o Jornal Brasil Hoje (JBH). “É o nosso Jornal Nacional. Estamos num mesmo horário, levando a mesma mensagem para milhares de pessoas. Isso mostra a força, a união”, finaliza.

O Jornal Brasil Hoje (JBH) é um programa diário de 30 minutos transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h às 7h30. É produzido com a colaboração de muitos, com repórteres de emissoras católicas das cinco regiões do Brasil, e gerado pela Rádio Cultura FM, de Guarapuava, no Estado do Paraná. O JBH é distribuído para as outras estações da RCR via internet.

Segundo Cléber Moletta, editor e apresentador do JBH, o jornal é de extrema importância para a Igreja no Brasil por trazer as principais notícias e informações sobre temas significativos que envolvem a sociedade de modo geral. “São emissoras das cinco regiões do país e milhares de pessoas ouvindo o rádio, que é um meio relevante, sobretudo, em algumas regiões do país por ser o rádio o principal meio de informação”.

Cléber salienta que o JBH trata de temas que não são necessariamente veiculados em meios tradicionais como, por exemplo, a defesa do meio ambiente, questões indígenas, direitos humanos, saúde. “Busca ser um espaço para informar do factual, mas também um espaço de formação para a cidadania no sentido mais amplo”, disse.

Para o ouvinte, Cléber reitera que é um jornal importante porque pode servir de contraponto. “Ele amplia o acesso à informação nesse meio que é tão importante para a comunicação que é o rádio. Ele tem o caráter da rapidez e da possibilidade da pessoa estar dirigindo e consumir essa informação, além do fato de tornar informações importantes acessíveis em diversos lugares do país”.

“O jornal é transmitido em rede, mas é construído em rede. Tem um editor, repórteres de outras emissoras católicas, temos visões e pontos de vista diferentes de todo o Brasil”, finaliza.

Além do JBH, que é retransmitido por 35 emissoras de diversos estados do Brasil, a RCR utiliza de outra ferramenta de intercâmbio e comunhão entre as emissoras da Rede Católica de Rádio: o site da RCR, onde são disponibilizados os áudios dos conteúdos de jornalismo e evangelização das emissoras. 

 

CNBB

 

Comentários