ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Mesmo com restrições por causa da pandemia de COVID-19, Igreja celebra Pentecostes neste domingo

O Pentecostes representa o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos pela primeira vez. Antes disso, o Pentecostes era uma festa judaica instituída por Deus, para celebrar a colheita.

21/05/2021

Clique no player para ouvir:

Neste domingo, dia 23 de maio, a Igreja celebra Pentecostes. A data faz parte do calendário cristão e é móvel, ou seja, a cada ano, seu período muda.

Este ano, por causa da pandemia de Coronavírus e, na tentativa de manter o distanciamento social, muitas atividades que seriam desenvolvidas neste dia, foram suprimidas. A atitude é em atenção ao decreto da prefeitura de Guarapuava.

No entanto, as atividades on-line estão mantidas e as paróquias e comunidades convidam a todos para que permaneçam em união, clamando pelo fim da pandemia e pela restauração da paz e da unidade no mundo.

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da diocese de Guarapuava, falou sobre a data. Segundo Dom Amilton, na Vigília de Pentecostes, que ocorre na noite de sábado, 22 de maio, ele realizará uma live com o Santíssimo Sacramento, atendendo a uma iniciativa da Pastoral Juvenil da CNBB. “Na Vigília de Pentecostes, eu terei uma live com o Santíssimo Sacramento, como uma iniciativa da Pastoral Juvenil da CNBB, da qual eu faço parte. Estaremos, para todo o Brasil, com um momento de apresentação do Santíssimo, das 19h às 21h. Jovens, de modo especial, porque é voltada à juventude, mas também adultos que queiram estar rezando conosco. No fim, tem a bênção do Santíssimo. Creio que muitas paróquias e movimentos, estarão com alguma programação on-line, porque o momento ainda é de restrição e de cuidado, mas nos preparando para Pentecostes. O Espírito já veio, já está entre nós. Mas ele nos sacode como o vento”, discorreu Dom Amilton.

O bispo de Guarapuava orientou para que, quem puder ir à sua comunidade de fé, para que o faça. Mas caso tenha restrições, as orações podem ser acompanhadas pelas redes sociais, à distância. “No dia de Pentecostes, você que pode ir à comunidade, vá. Você que não pode, acompanhe pelas redes sociais, pela Rádio Cultura, participe. Também, vá rezando, pedindo os dons do Espírito Santo, para que nós tenhamos logo, um grande vendaval, o fim desta pandemia, um tempo novo, com mais saúde e vida para todos”, concluiu Dom Amilton.

O QUE É PENTECOSTES? QUAL SEU SIGNIFICADO?

O Pentecostes representa o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos pela primeira vez. Antes disso, o Pentecostes era uma festa judaica instituída por Deus, para celebrar a colheita.

O PENTECOSTES NO VELHO TESTAMENTO

Pentecostes é uma palavra grega que significa “quinquagésimo”. A data era celebrada 50 dias depois da Páscoa. Outros nomes que a Bíblia dá ao Pentecostes são:

Festa das Semanas – porque se dava sete semanas depois da Páscoa (50 dias são sete semanas) – Levítico 23, 15-16

Festa da Colheita dos Primeiros Frutos – porque celebrava o início da colheita desse ano – Números 28, 26.

A festa do Pentecostes servia para agradecer a Deus pela comida que Ele providenciava. Era realizada no fim da primeira colheita do ano e os judeus se juntavam para oferecer uma porção da colheita a Deus. O Pentecostes era uma grande celebração, que todos os judeus deviam atender em Jerusalém.

A festa também se tornou uma celebração da Lei de Deus. Algumas semanas depois da primeira Páscoa, quando os israelitas saíram do Egito, eles chegaram ao Monte Sinai, onde Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos e a Torá.

O PENTECOSTES NO NOVO TESTAMENTO

No tempo de Jesus, muitos judeus moravam em outros Países, mas eles visitavam Jerusalém para celebrar o Pentecostes (Atos dos Apóstolos 2, 5). Depois que Jesus morreu e ressuscitou, na Páscoa, seus discípulos ficaram em Jerusalém, esperando a chegada do Espírito Santo.

No domingo de Pentecostes, pela manhã, o Espírito Santo desceu como um vento forte e línguas de fogo. Na ocasião, os discípulos começaram a falar em outras línguas que não conheciam (Atos dos Apóstolos 2, 1-4). Os judeus de outros países ficaram surpreendidos porque cada um ouvia a língua de seu país! Então, Pedro pregou o Evangelho para a multidão e nesse dia, três mil pessoas se converteram.

O Pentecostes foi a primeira vez que os discípulos receberam o Espírito Santo e pregaram o Evangelho completo. A data também marcou o início da expansão da igreja, que continua até hoje.

O Pentecostes no Velho Testamento era um símbolo apontando para o Pentecostes do Novo Testamento. Naquele dia, os discípulos fizeram a primeira grande “colheita” do Evangelho (Atos dos Apóstolos 2, 40-41). Também nesse dia foi anunciado aos judeus a nova Lei de Deus: a lei da graça a da salvação em Jesus.

Comentários