ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Diocese de Guarapuava promove o Mutirão Pela Vida, encontro da Sexta Semana Social Brasileira (SSB)

O evento on-line será no dia 3 de junho, das 14h às 17h e tem o intuito de reunir um grupo de lideranças e pesquisadores para iniciar o processo de animação da Sexta SSB no território da diocese.

27/05/2021

Clique no player para ouvir:

Como parte da Sexta Semana Social Brasileira (SSB), evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem duração de três anos (2020-2022), a diocese de Guarapuava promove um encontro on-line, que deve reunir diversas lideranças e pesquisadores que tenham por objetivo a formação em âmbito social.

O evento formativo on-line, que é uma realização da Ação Evangelizadora da diocese, será no dia 3 de junho, das 14h às 17h e tem o intuito de reunir um grupo de lideranças e pesquisadores para iniciar o processo de animação da Sexta SSB no território da diocese.

Com o tema: “Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto, Trabalho e Economia”, com destaque nos eixos: “economia, soberania e democracia”; a mobilização tem por objetivo provocar a comunidade para que tenha um olhar mais apurado sobre a situação atual do Brasil, levando em conta o agravante da pandemia de Coronavírus, além de outras situações que resultam em problemas graves para a sociedade, sobretudo, afetando os mais pobres.

Conforme Osnilda Lima, assessora de comunicação da Sexta Semana Social Brasileira, a mobilização se faz necessária no País, principalmente neste instante, quando novas percepções devem ser levadas em consideração, em uma promoção da cultura do encontro. “Convidamos lideranças das pastorais sociais, movimentos populares e instituições que atuam no contexto terra, teto e trabalho para participar deste momento formativo e, em mutirão, construirmos processos de mobilização da Sexta Semana Social Brasileira no território da diocese de Guarapuava. O Papa Francisco – ao promover Encontros Mundiais com os Movimentos Populares, com os Povos da Amazônia, diálogo com jovens economistas do mundo inteiro e o Pacto Global pela Educação –, nos inspira ao diálogo, à cultura do encontro entre diferentes: em favor da paz, da justiça, solidariedade. Esse movimento nos encoraja à realização da Sexta SSB”, escreve Osnilda na carta-convite.

A inscrição para participar do evento pode ser feita clicando AQUI:

Saiba mais sobre a Sexta SSB clicando AQUI

Leia a carta-convite na íntegra:

Guarapuava, 21 de maio de 2021.

 

“Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade”, papa Francisco.

A Sexta Semana Social Brasileira (SSB), uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora, em união com as pastorais sociais, movimentos populares, igrejas cristãs, associações e instituições que atuam na temática Terra, Teto, Trabalho vêm realizando desde 2020 e seguem até 2022 os Mutirões Pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho, com destaques nos eixos: economia, soberania e democracia.

A proposta do tema vem da provocação do papa Francisco, em outubro de 2014, no encontro Mundial de Movimentos Populares: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

A Diocese de Guarapuava (PR) – a partir de uma mobilização realizada pelo padre Sebastião José Goulart, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese –, reuniu um grupo de lideranças e pesquisadores para iniciar o processo de animação da Sexta SSB no território da Diocese. Com isso, essa equipe está organizando um encontro formativo, no dia 3 de junho de 2021, das 14h às 17h para alcançar mais pessoas nesse debate e lançar a semente da Sexta SSB em nossos decanatos, paróquias, comunidades e na sociedade como um todo.

Por isso, convidamos lideranças das pastorais sociais, movimentos populares e instituições que atuam no contexto terra, teto e trabalho para participar deste momento formativo e, em mutirão, construirmos processos de mobilização da Sexta Semana Social Brasileira no território da Diocese de Guarapuava.

O papa Francisco – ao promover Encontros Mundiais com os Movimentos Populares, com os Povos da Amazônia, diálogo com jovens economistas do mundo inteiro e o Pacto Global pela Educação –, nos inspira ao diálogo, à cultura do encontro entre diferentes: em favor da paz, da justiça, solidariedade. Esse movimento nos encoraja à realização da Sexta SSB.

Comentários