ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Boletim Diocesano chega à edição de número 500

Mais de quatro décadas se passaram e muita coisa mudou no mundo. No entanto, a essência do Boletim Diocesano continua a mesa: informar e formar a partir dos valores cristãos.

04/06/2021

Clique no player para ouvir a matéria na voz de Jorge Teles dos Passos:

Toda história é escrita aos poucos. A vida é feita da somatória de acontecimentos, situações e grandes doses de perseverança. Sem atitudes e força de vontade, nada ocorre, nada se transforma.

E foi com o espírito de transformação, que em julho de 1978, o primeiro bispo da diocese de Guarapuava, Dom Frederico Helmel, deu início a um projeto ousado para a época: nos primeiros dias do sétimo mês daquele ano, já estava disponível a primeira edição do “Boletim Diocesano”.

A intenção do impresso de apenas quatro páginas, com periodicidade mensal e tiragem de algumas centenas de exemplares, era divulgar os trabalhos da Igreja em âmbito diocesano e fomentar discussões acerca da sociedade, sempre com base nos valores éticos, morais e, sobretudo, cristãos.

Desde então, muita coisa mudou na diocese, no Paraná, no Brasil e no mundo. Foram tantas histórias contadas aqui neste espaço destinado à Igreja e à sociedade que as palavras se perdem no tempo. No entanto, a essência deste periódico que hoje celebra a edição de número 500, permanece a mesma: servir como fonte de estudo e inspiração para o leitor.

Nesses 55 anos de existência da diocese de Guarapuava, contemplando a passagem de cinco bispos, há sempre uma página em branco a ser escrita e o Boletim Diocesano se mostra como este espaço de discussão, de informação e de formação.

O texto de Dom Frederico, publicado na primeira página da primeira edição do Boletim, sugeria um trabalho de formação e de união da Igreja em âmbito particular, através da notícia e de um trabalho pastoral e formativo. Conforme o bispo (em texto reproduzido abaixo, na íntegra), “As distâncias separam, a Igreja nos une”. No mesmo artigo, Dom Frederico também citava que “sua estrutura, conteúdo, deverão corresponder às exigências da missão”.

 

Comentários