ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Câmara Municipal de Laranjeiras do Sul entrega Moção de Aplausos e Reconhecimento aos padres Xaverianos

A trajetória dos Padres Xaverianos remonta à história de Laranjeiras do Sul.

24/08/2021

Por: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul

Tudo começou em 05 de março de 1960, quando foi empossado como Pároco da Igreja Matriz Sant’Ana, o Padre João Tonetto. De lá para cá, foram 61 anos dedicados pela congregação aos laranjeirenses. Em 2021, porém, por uma decisão da Diocese de Guarapuava, a missão dos sacerdotes no município será encerrada. Mas o legado e gratidão permanecerão. Por isso, a Câmara de Laranjeiras do Sul, realizou na segunda-feira, 23, uma Sessão Solene para entregar uma Moção de Reconhecimento aos Missionários.

Homenageados - O documento, aprovado por unanimidade em plenário, foi apresentado pelos vereadores Ademilson de Moraes-Bico e Rodrigo Scheis, enquanto o ato solene foi sugerido e marcado pelo Presidente Carlos Alberto Machado-Magrão. Os Missionários Xaverianos homenageados foram os Padres Domenico Barrotti, Giovanni Murazzo, Crispin Mugalihya e Fábio Castelli, que amparam 46 comunidades de Laranjeiras do Sul, além de atender aos municípios do Cantagalo, Virmond, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu e Porto Barreiro.

Conforme o vereador Rodrigo, um dos autores da proposta, a Moção representa um reconhecimento merecido. “É uma homenagem da Câmara e de todos os munícipes. Desejamos vida longa aos missionários, para que possam fazer deste mundo uma só família”, disse Scheis. Para o vereador Ademilson-Bico, trata-se de um momento histórico. “Nasci e me criei na Igreja Católica comandada pelos Xaverianos. Neste mais de meio século, muitos padres passaram por aqui e contribuíram. Se dedicaram às pastorais, grupos de jovens e orações e tantos outros afazeres que merecem consideração”, discursou. O vereador ainda referenciou o legado dos Padres Aleixo Vera Armas, SX, falecido em fevereiro de 2021, e dos sacerdotes Silvano e José Pedro. “Nossa eterna gratidão por tanto se dedicarem à nossa gente”, concluiu.

O Padre Domenico, Pároco da Matriz Sant’Ana, agradeceu o momento solene. “Este gesto para nós é muito bom. Foi um trabalho abençoado graças à dedicação da comunidade”, falou. Na oportunidade, o Padre Giovanni deixou uma mensagem aos laranjeirenses. “Chegou a hora de passarmos o bastão para outra equipe, com a certeza que Deus continuará a abençoar Laranjeiras do Sul. Nada é coincidência, tudo é providência. Vamos agradecer e partilhar as bênçãos que recebemos. Uma alegria partilhada é dobrada, uma cruz partilhada se torna aliviada”, disse o sacerdote. Após o ato, os Xaverianos conheceram as dependências da Câmara, rezaram e abençoaram aos vereadores, servidores e a Casa de Leis.

Presenças – Estiveram na Sessão Solene, no objetivo de prestigiar a homenagem aos Missionários Xaverianos, representantes da Pastoral Familiar, Grupo Lareira, Terço dos Homens, Comunidade São Francisco e Comunidade Nossa Senhora Aparecida. A previsão para que uma nova congregação assuma a Paróquia é a partir de novembro deste ano.

Comentários