ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Paróquia Santos Anjos completa 25 anos de evangelização

Situada no bairro São Cristóvão, em Guarapuava, a paróquia também atende 8 comunidades rurais.

31/08/2021

No dia 1º de setembro, a paróquia Santos Anjos, de Guarapuava (PR), estará em festa. São 25 anos de evangelização, em especial no Bairro São Cristóvão e distritos de Rio das Pedras e Guará.

Segundo o pároco, padre Paulo Carlos de Souza, a COVID-19 limitou muito o planejamento das atividades, mas isso não significa que a ocasião passará despercebida. “Queremos render graças a Deus pela evangelização e pelos padres que passaram por nossa paróquia, pelos líderes e coordenadores de pastorais e movimentos, dizimistas, cooperadores e por todos aqueles que nos ajudaram a evangelizar ao longo destes 25 anos. Não temos muitas atividades preparadas, por causa da pandemia, mas ao longo do ano realizaremos uma Missa Jubilar especial”, comentou o sacerdote.

 

VAMOS A BELÉM!

Seguindo o Plano Pastoral Emergencial da Diocese de Guarapuava, a paróquia está preparando a primeira Romaria ao Santuário Diocesano Nossa de Senhora de Belém (antiga Catedral). No dia 2 de setembro, às 6 horas da manhã, os fiéis caminharão da matriz da paróquia Santos Anjos até o Santuário, no Centro de Guarapuava. São 4 quilômetros de romaria pela cidade. Às 7 horas, uma Santa Missa no Santuário marcará o encerramento do evento.

Eu já me sinto Guarapuavano, e tenho um carinho muito especial por Nossa Senhora de Belém. Em uma madrugada, tive um sonho de que no dia 2, não sei exatamente em qual mês, Nossa Senhora tocou o coração do padre e da paróquia em uma manhã de sol. Todos se reuniram e caminharam a até a igreja dedicada a ela. Eu acordei e liguei os pontos. O dia 2 (de fevereiro) é dedicado à padroeira de nossa diocese, então todo dia 2, de cada mês, devemos realizar esse compromisso, de sair de nossas comunidades e ir ao Santuário de Nossa Senhora de Belém, e lá fazer as nossas orações. Convidei a comunidade e estamos programando, para no dia 2 de setembro, fazer essa peregrinação em louvor e graças pelos 25 anos da paróquia ”, revelou padre Paulo em entrevista para a Rádio Cultura FM 94,3.

Todos estão convidados a participar, lembrando sempre que todos os cuidados devem ser tomados para evitar a propagação da COVID-19. Recomenda-se o uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social.

 

COMO TUDO COMEÇOU

Há vinte  e cinco anos, a diocese de Guarapuava se tornava mais rica em se tratando de comunidade. Nascia no bairro São Cristóvão, a paróquia Santos Anjos.

A comunidade, que foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi instituída no dia 28 de julho de 1996, pelo bispo Dom Giovanni Zerbini (bispo emérito da diocese de Guarapuava). Os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael foram estabelecidos como padroeiros daquela comunidade, que acolheu a notícia com muita alegria, conforme os documentos paroquiais. “Em sessão solene, o primeiro pároco da paróquia Santos Anjos, padre Albino Dziadzio, recebeu as chaves da igreja das mãos de Dom Giovanni. Foi um momento de alegria e de fortalecimento para toda a comunidade”, diz um texto sobre a criação da paróquia.

Santa Ângela de Merici, foi eleita a co-padroeira da nova paróquia. Um ícone representando a santa foi doado pelas Irmãs Ursulinas de Guarapuava, juntamente com suas relíquias (um pequeno pedaço de osso da santa). A imagem permanece no altar da paróquia e, todos os dias, muitas são as pessoas que visitam o local e pedem graças à padroeira. Santa Ângela de Merici é conhecida por ter ido ao encontro dos pobres, enfermos e sofredores. Ela é lembrada no dia 27 de janeiro. Celebrações em sua honra são realizadas na paróquia Santos Anjos.

No dia 01 de setembro de 1996, Dom Giovanni presidiu a missa de inauguração da paróquia com grande participação da comunidade. Na ocasião, vários padres da diocese participaram do momento solene e repleto de devoção, conforme grifam os moradores daquele bairro e que fizeram parte da data importante.

 

Diopuava

Comentários