ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Núncio Apostólico vai entregar o Pálio Metropolitano a Dom Severino Clasen, em Maringá (PR)

O Pálio é uma vestimenta litúrgica colocada sobre ombros dos Arcebispos.

09/11/2021

Por Everton Barbosa - Arquidiocese de Maringá

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, irá receber o Pálio Metropolitano das mãos do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, durante Santa Missa celebrada no próximo sábado, 13 de novembro, às 15h na Catedral Metropolitana.

Será a primeira vez que o diplomata, representante da Santa Sé, virá ao Paraná. Dom Giambattista foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020.

Por causa das restrições da pandemia, a solene celebração será restrita aos arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, coordenação de pastoral de cada paróquia e membros do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora.  A Santa Missa será transmitida pela TV Evangelizar, rádio Colmeia FM (98,7) e redes sociais.

 

O que é o Pálio?

O Pálio - derivado do latim pallium, manto de lã - é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, feito de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. O recebimento do Pálio está ligado ao juramento de lealdade ao Papa feito pelos Arcebispos.

Todos os anos o Papa entrega o objeto aos novos Arcebispos.

A cerimônia é realizada sempre no dia 29 de junho, Festa de São Pedro e São Paulo, em Roma. Mas, por causa da pandemia, não foi possível Dom Frei Severino ir ao Vaticano. Por isso, a Santa Sé delegou que a entrega aos novos arcebispos brasileiros fosse realizada pelo Núncio Apostólico, nas próprias arquidioceses.

 

Sobre Dom Gianbattista

O atual Núncio Apostólico no Brasil tem 68 anos, é de origem italiana, arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Mestre em Direito Civil pela Universidade de Catânia, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, além de mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

 

Encontro com autoridades civis e militares

Sábado, dia 13, Dom Giambattista Diquattro irá participar de um encontro com autoridades civis, militares e representantes de instituições da sociedade civil, no Parque do Japão, às 8h.

Às 9h30 ele irá atender bispos do Regional Sul 2 da CNBB, que representa a Igreja Católica no Paraná.

Comentários