ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Sínodo: equipes paroquiais já estão trabalhando!

Todas as 1021 comunidades da diocese devem realizar reuniões.

09/11/2021

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2021, a equipe de coordenação do Sínodo dos Bispos da diocese de Guarapuava conduziu dois encontros de formação para as 47 paróquias. As reuniões aconteceram de forma semipresencial, ou seja, cada grupo paroquial se reuniu em um local e acompanhou a formação transmitida pela equipe diocesana. Na ocasião, foi explanado sobre o que é o Sínodo dos Bispos, seu objetivo e a forma que será conduzido durante a fase diocesana. No domingo, 7 de novembro, as equipes foram apresentadas nas paróquias e os trabalhos de escuta iniciaram.

A fase paroquial, em que as comunidades se reúnem e discutem os temas propostos, deve durar até 3 de abril de 2022, quando serão realizadas Missas Solenes em todas as matrizes paroquiais, comemorando a entrega dos relatórios, que serão enviados para a diocese de Guarapuava até 14 de abril, Quinta-Feira Santa. Nesse dia, uma Missa Festiva na Catedral Nossa Senhora de Belém está marcada para unir todos os participantes.

Em posse dos documentos entregues pelas paróquias, a diocese de Guarapuava redigirá uma síntese que deve ser encaminhada para a CNBB até 28 de julho. Esta ação marcará o fim da fase diocesana e o início da fase continental do Sínodo dos Bispos. A CNBB, juntos com as conferências episcopais que fazem parte da CELAM (Conferência Episcopal Latino-Americana), produzirá um documento que, junto com os documentos dos outros 6 continentes, norteará os trabalhos da fase universal do Sínodo, em Roma.

 

Sobre o quê conversar nas reuniões?

O tema é livre. É proposto, pelo Papa Francisco, que sejam realizados diálogos sobre os rumos da Igreja Católica. Para facilitar, foram elaboradas 10 questões tratando de temas relevantes ao trabalho pastoral da Igreja. É importante lembrar que que essas perguntas não são delimitadoras, ou seja, caso ache necessário, cada participante tem a liberdade de levantar assuntos que considere pertinentes. Outro aspecto importante que deve ser lembrado, é a necessidade de chamar aquelas pessoas que normalmente não estão presentes nas decisões das comunidades, em especial os migrantes, jovens, idosos, pessoas em situação de pobreza e afastados da religião.

 

Diopuava

Comentários