ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Assaltantes atacam batalhão e fazem reféns em Guarapuava; alvo era transportadora de valores, segundo PM

18/04/2022

Reportegem: Cléber Moletta

Bandidos atacaram a tiros o Batalhão da Polícia e trancaram a rodovia BR 277, em Guarapuava, em uma ação coordenada de assalto a uma empresa de transporte de valores. As ações começaram por volta de 22h20min. O roteiro desse mega-assalto é semelhante ao que já ocorreu em outras cidades pelo Brasil. Um bando fortemente armado que sitia a cidade para poder levar dinheiro de bancos ou, no caso de Guarapuava, transportadora de valores.

Um dos primeiros alvos foi o 16º Batalhão da Polícia Militar, localizado na rua XV de Novembro. Dois veículos foram colocados nas saídas da unidade militar e em seguida incendiados. O grupo de criminosos atirou contra a unidade muitas vezes. A ação durou cerca de 10 minutos e o intenso tiroteio deixou os moradores assustados.

Dois policiais ficaram feridos nessa ação, segundo a assessoria da PM. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Praticamente no mesmo instante, na rua Paraná, no Bairro dos Estados, outros integrantes iniciaram uma invasão a sede da empresa Protege, antiga Proforte. Vídeos feitos por moradores mostravam bandidos com armas longas naquela região da cidade. Eles cercavam carros e faziam pessoas reféns.

Não há, até o momento, nenhuma informação sobre possíveis feridos nesse ponto da cidade.

De modo simultâneo, ocorreu um bloqueio da Rodovia BR 277, no sentido Curitiba e Ponta Grossa. Um caminhão foi atravessado na pista e incendiado em um trecho onde há paredões de rocha dos dois lados.

Por volta de 23h30 a PM passou as primeiras informações oficiais para a imprensa, informando que havia um assalto a empresa de transporte de valores e vários bloqueios na cidade. A orientação da PM para a população era de ficar em casa.

Ainda na noite de domingo (17) ao menos um carro blindado Guarani, usado para transporte de tropas do Exército Brasileiro, foi visto circulando por ruas da cidade. O 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), unidade do Exército em Guarapuava, ainda não informou detalhes sobre a atuação da Força durante o assalto.

Já na madrugada desta segunda-feira (18), por volta de 0h30min, carros possivelmente pertencentes aos criminosos foram filmados em fuga pela região Norte da cidade, por estradas rurais. Nenhuma nova ação foi registrada na área urbana de Guarapuava desde então.

Nenhuma fonte das forças de segurança falaram com a imprensa até o momento. 

Comentários