200 anosigrejanossa senhora de belém

fé /// história /// devoção
»» home

Warning: odbc_exec(): SQL error: [Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Operation must use an updateable query., SQL state S1000 in SQLExecDirect in E:\Vhosts\seletivainternet.com.br\centralcultura.com.br\catedral\arquivos\noticias.php on line 34

O local da construção da Igreja

25/10/2018

No alvará o local indicado para a instalação da igreja é o povoado de Atalaia - hoje região próxima ao distríto da Palmeirinha. Mas uma decisão de Padre Chagas e Antônio da Rocha Loures (Capitão Rocha) – comandante militar da expedição - causam uma mudança na localização da Freguesia.

“A escolha [do local] foi feita pelo Padre Chagas acompanhado pelo Capitão Rocha. Tem um documento relatando direitinho, eles estavam andando a cavalo e ele [Padre Chagas] diz 'lá é um lugar bom'”, conta a memorialista Zilma Haick Dalla Vechia. A disponibilidade de água, pedras para construção, e a paisagem são fatores que agradam o religioso.

No ano seguinte, no dia 9 de dezembro de 1819, padre Chagas sai de Atalaia e vem morar no local onde atualmente está instalada a Catedral. Nesse momento é erguido um pequeno oratório, mas as celebrações dominicais da missa continuam sendo realizadas em Atalaia, onde permanecia a povoação. Dois soldados ficam com Chagas, a mando de Rocha.

É somente em 1821 que todos os moradores brancos – portugueses – vem morar no local onde está instalada a atual sede de Guarapuava.

Eram 118 pessoas (53 homens e 65 mulheres) que vieram de Atalaia para a nova povoação. Ainda segundo relatos deixados por Padre Chagas havia naquele ano 8 casas 'maiúsculas' e 6 'minúsculas'.

Os exatos motivos para mudanças de localização não são claros. Mas envolvem a geografia do lugar - facilidade de acesso à água, pedras, planice, beleza. Capitão Rocha não demonstra entusiasmo na mudança. “Não moverei coisa alguma”, ele chega a afirmar em correspondências em que trata da mudança, alegando aguardar ordens do comando para mudar a sede do povoamento.

Já em 1819 um Auto de Fundação estabelece, tal qual um plano diretor, as regras da cidade. Guarapuava começa planejada e com regras para construção e comportamentos. Depois da vinda de todos os portugueses para o novo povoamento e o fim de Atalaia, em 1825 – um incêndio devastou o lugar – toda a história de Guarapuava passa a ser contada no novo cenário: o da Freguesia de Nossa Senhora de Belém.

Leia também:

Voltar ao início



Comentários