200 anosigrejanossa senhora de belém

fé /// história /// devoção
»» home

Warning: odbc_exec(): SQL error: [Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Operation must use an updateable query., SQL state S1000 in SQLExecDirect in E:\Vhosts\seletivainternet.com.br\centralcultura.com.br\catedral\arquivos\noticias.php on line 34

Início da construção do prédio histórico

25/10/2018

É no ano de 1943 que surgem os primeiros esforços para construir o prédio histórico da Igreja de Nossa Senhora de Belém, a Catedral, que está em pé atualmente. É padre Chagas quem planeja a obra arquitetonicamente, ainda por volta do ano de 1818, e desde então os esforços para arrecadar fundos para construção começam. Apesar de ser um entusiasta da construção da Igreja ele não participa diretamente – ele deixou Guarapuava em 1928 e morreu em 1832.

Naquela época Cônego Braga assumiu o comando da paróquia e iniciou um trabalho para construção. Ainda sob o regime do padroado – em que a Igreja sofre influência do Estado monárquico – parte dos recursos para erguer o prédio vieram do governo.

“Tem documentos a respeito, eles pedem verbas tanto para construção da Igreja quanto do Cemitério”, explica ZilmaHaik Dalla Vechia, memorialista e responsável pelo acervo histórico da Catedral. Nessa época havia uma junção entre os trabalhos da Igreja e atividades civis, foi na paróquia em que se realizavam as primeiras atividades cartoriais, eleitorais e de delegacia de polícia de Guarapuava. Antes da fundação da Freguesia Guarapuava respondia à Castro. “Qualquer problema que se precisa-se de autoridade, de juiz, de polícia, precisava ir até Castro, distante 40 léguas”, ressalta Armando Holocheski.

Além do dinheiro vindo do governo foi realizada uma arrecadação entre os moradores da freguesia de Guarapuava. Uma comissão foi formada para dar andamento das obras. O prédio da nova Igreja fica pronto por volta de 1883.

Leia também:

Voltar ao início



Comentários