200 anosigrejanossa senhora de belém

fé /// história /// devoção
»» home

Warning: odbc_exec(): SQL error: [Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Operation must use an updateable query., SQL state S1000 in SQLExecDirect in E:\Vhosts\seletivainternet.com.br\centralcultura.com.br\catedral\arquivos\noticias.php on line 34

Como a primeira igreja foi construída

25/10/2018

A igreja histórica de Nossa Senhora de Belém, hoje Catedral, levou em torno de 40 anos para ser construída. Iniciou na década de 1940 e foi concluída por volta de 1880. “É uma construção muito delicada”, define Armando Holocheski, memorialista e ex-pároco da igreja. “Foi muito trabalhoso, levou 40 anos, teve dificuldades de engenharia, quando se fez o telhado ficou muito pesado e havia perigo de abrir as paredes da igreja com o peso”, detalha.

Segundo ele, depois de erguidas as paredes, quando o telhado foi colocado, uma cinta de ferro precisou ser construída para que a estrutura suportasse o peso. Essa solução contou com apoio de engenheiros de fora do país.

Nessa época uma comissão trabalhava para realizar a construção. Havia um empreiteiro contratado, Della Benta de Camargo Barros, que realizou parte das obras e enquanto a Igreja ia sendo construída o antigo oratório, nos fundos da Catedral, era usado, mas também sofre com ações do tempo.

Originalmente a igreja era menor, ia até o arco, praticamente a metade do tamanho atual. Foi por volta de 1900 que se inicia a construção do anexo, onde atualmente está o altar. É possível diferenciar essa parte da construção por fora: a estrutura mais recente é toda em tijolo a vista.

Na primeira versão havia uma torre no centro da construção. Tinha o estilo de fortaleza, sem um cone no alto. Essa torre foi modificada e parte da fachada também. No entanto, a principal mudança na parte da frente da igreja ocorre em 1959, quando inicia-se a construção do campanário (torre com o sino, ao lado da Catedral. “As escavações para construir o campanário afetaram a estrutura da igreja e a torre precisou ser demolida”, explica Armando. Esteios de ferro precisaram ser colocados entre as paredes para garantir a sustentação do prédio.

Essa nova construção ocorre justamente na época em que é aberta a rua Senador Pinheiro Machado. Antes a praça se estendia até a escadaria da igreja. Essa foi a última grande mudança na estrutura da Igreja.

Leia também:

Voltar ao início

 



Comentários