ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Jubileu de Ouro: Memórias musicais de Rui Marcos

Com grande experiência na radiodifusão, Rui Marcos de Lima é o funcionário mais antigo da Rádio Cultura em atividade na emissora.

11/01/2021

Nestes 50 anos de Rádio Cultura a música embalou e impactou muitas vidas.

A interação com os ouvintes no início era através das cartas, depois foi pelo telefone, hoje temos as mídias sociais, especialmente o facebook e o whatsapp (com mensagem de texto ou áudio ). 

No começo, anos 70, estava nascendo o movimento chamado ‘’Música Popular Brasileira’’, junto a um intenso debate político e econômico gerado pelo regime militar.

Nessa época (disco de Vinil) Chico Buarque, Caetano Veloso, Martinho da Vila, e Roberto Carlos eram destaques nacionais, ao lado de Gilberto Gil, Ivan Lins, Fagner, Belchior, Tim Maia, Secos e Molhados, Antonio Carlos & Jocafi, entre outros.

Nos ‘’Sertanejos’’ tínhamos Tonico e Tinoco, Liu e Léo, Tião Carreiro e Pardinho, Cascatinha e Inhana, Milionário e José Rico, Teodoro e Sampaio, e Trio Parada dura. E na parada ‘’Internacional’’ descatavam-se os Bee Gees, Stevie Wonder, ABBA, Michael Jackson, e Village People.

Na década de 80 ( surgimento do CD ) abrimos espaço para o Rock Brasileiro, com a Plebe Rude, Capital Inicial, Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso, além dos Internacionais U2, The Cure, Duran Duran, Van Halen, e The B-52´S. E entre os Sertanejos: Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico, João Mineiro e Marciano, Roberta Miranda,  Chrystian e Ralf, e outros.

Nos anos 90 foi a fez do Raça Negra, Só Prá Contrariar, Daniela Mercury, e É o Tchan, além dos Mamonas Assassinas,  Engenheiros do Hawaí, Cássia Éller, Kid Abelha, e Skank. Sem esquecer de Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Rick & Renner, Bruno e Marrone, e Rio Negro e Solimões.
A Parada Internacional tinha: Nirvana, Backstreet Boys, R.E.M., Roxette, The Cramberies, e Red Hot Chili Peppers.

E nos anos 2.000 ( Mídia Digital ) a playlist continuou se atualizando com: Britney Spears, Beyoncé, Nickelbach, e Justin  Timberlake. Além de Jota Quest, Pitty, O Rappa, e Charlie Brown Jr.

Hoje temos o sertanejo em destaque, com Jorge e Matheus, Gustavo Lima, Marília Mendonça, Simone e Simaria,e outros.

E é claro, não só nos horários específicos de evangelização, mas em toda a programação, a música católica teve e tem destaque.
Aqui se ouve desde os padres Zezinho, Marcelo Rossi, Reginaldo Manzotti, e Alessandro Campos, até os ‘’nossos’’ Jean Patrick e Paulo Souza. Não podemos esquecer de Ziza Fernandes, Dunga, Rosa de Saron, Anjos de Resgate,  Walmir Alencar, e tantos outros.

Também através da música buscamos levar as pessoas para mais perto de Deus, pois cremos que: Tudo seria bem melhor... Se: o Natal não fosse só um dia... As mães fossem como Maria... E os pais fossem como José... E se a gente parecesse e agisse como Jesus de Nazaré.

 

Por: Rui Marcos de Lima, desde o início da década de 80 na Rádio Cultura. Trabalhou em diversos setores da emissora, especificamente com a música atuou como programador musical e é o locutor apresentador do Programa Só Brasil, aos sábados e domingos ao meio-dia.

 

ARTIGO - Nos adaptamos

UM POUCO DA HISTÓRIA Rádio Cultura completa cinquenta anos "no ar" em 18 de janeiro

MEMÓRIAS - Jorge Teles e lembranças de companheiros

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar