ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Ônibus urbanos de Guarapuava sofrem mudança de horário

Alterações em domingos e feriados passam a valer a partir deste dia 29 de novembro.

28/11/2020

A alteração feita nas linhas disponíveis aos domingos e feriados começa a valer a partir desta semana, dia 29. Seguindo orientação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), a empresa de viação Pérola Do Oeste informa a mudança no itinerário, que passará a funcionar pelo sistema interbairros, onde as frotas atendem regiões específicas com intervalo de espera de até 1h10min. Os veículos atenderão os seguintes pontos:

  • Interbairros 1: Bonsucesso, CDI, Centro, Conradinho, Cristo Rei, Dos Estados, São Cristóvão e Vila Carli, se deslocando também ao Restaurante Panorâmico nos horários de demanda de trabalhadores. 
  • Interbairros 2: Alto da XV, Centro, Morro Alto, Núcleo Adão Kaminski, Núcleo Mattos Leão e Residencial 2000. 
  • Interbairros 3: Centro, Morro Alto, Núcleo Pérola Do Oeste, Santana, Trianon e Vila Kennedy. Este veículo conta com a saída do Terminal às 23h15min.
  • Interbairros 4: Boa Vista, Bonsucesso, Centro, Cidade dos Lagos (chegando ao Shopping), Colégio Agrícola, Dos Estados, Guaratu, Industrial, Sol Poente, Vila Carli e Xarquinho.
  • Interbairros 5: Bonsucesso, Centro, Cidade dos Lagos (chegando ao Shopping), Dos Estados, Feroz II, Jardim Bandeirantes, Núcleo Padre Chagas, Primavera e Rodoviária.
  • Interbairros 6: Avenida Cascavel, Centro, Dos Estados, Jardim das Américas, Jardim Dona Ângela, e Paz e Bem.
  • Interbairros 7: Alto Cascavel, Cadeia Nova, Centro, Jardim Aeroporto, Jardim Patrícia, Jardim Pinheirinho, Vila Bela e Vila Planalto.
  • Interbairros 8: Boqueirão, Centro, Concórdia, Jardim Mansueto, Tancredo Neves, Vila Mirim e Vila Operária. 
  • Interbairros 9: Boqueirão, Centro, Lagoa Dourada, Núcleo São João e Santa Cruz. 
  • Interbairros 10: Afonso Camargo, Centro, Mirante da Serra e Parque do Jordão. Este veículo conta com a saída do terminal às 23h15min.

Segundo o encarregado de trânsito da Pérola, Renilson José da Silva, a medida parte de um estudo realizado e proposto pela Setran, tendo em vista que estes são os dias com menor índice de passageiros utilizando o transporte público. O objetivo é a melhora no fluxo das vias urbanas e uma nova reflexão acerca do transporte coletivo no município. Ainda segundo Silva, houve cuidado na escolha dos novos horários para que o trabalhador não fosse impactado pela redução dos serviços. 

Além da alteração nesta programação, houve também a padronização dos horários de saída, sendo que cada veículo inicia rota partindo dos respectivos bairros às 7h. Chegando ao Terminal da Fonte, o segundo horário de saída das dez linhas é 8h30min, e a próxima às 10h. Seguem então os horários de 11h30, em seguida 13h, novamente às 14h, saída regular às 16h, outra às 17h30. Ao anoitecer, as saídas são às 19h, às 20h30 e a última às 22h, com exceção das linhas Interbairros 3 e Interbairros 10, que também contam com um último horário às 23h15min. 

Renilson justifica a disponibilidade de apenas dois carros neste período por conta do baixo fluxo de passageiros, o qual poderá ser suprido pelas duas linhas disponibilizadas a partir desta semana. Silva também reforça a responsabilidade de cada usuário quanto ao cumprimento dos protocolos de segurança. “Nós temos comunicados em todos os ônibus, um banner, um adesivo lá, ‘use máscara’, nos terminais tem o álcool em gel, é feita a higienização dos ônibus diariamente”, conclui. 

Lembrando que a Lei da Parada Segura, em vigor desde fevereiro de 2020, garante que mulheres, idosos, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade podem solicitar o desembarque fora dos pontos oficiais de parada do ônibus entre as 21h e as 6h do dia seguinte, desde que estas regiões façam parte das rotas oferecidas pela empresa. Para utilizar o serviço, basta solicitar ao motorista com antecedência. O itinerário completo, dos dias de semana e também de domingos e feriados, está disponível no site da Pérola do Oeste: www.peroladooeste.com.br

 

Por Camila Maciel (estagiária), com participação de Tonico de Oliveira e sob supervisão do jornalista Jorge Teles

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar